Clipping

Leite & Genética lança app para acompanhamento do rebanho

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir do próximo ano, o produtor que for atendido pelo Projeto Leite & Genética, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), terá praticamente todas as informações referentes ao rebanho na palma da mão. Isso porque informações sobre calendário de vacinas, esquema nutricional dos animais, datas de atendimentos, agendamentos, status dos animais acompanhados e índices de prenhezes confirmadas, por exemplo, vão estar reunidas no aplicativo do programa. Essa nova ferramenta repassa ainda ao bovinocultor diversos materiais de suporte à criação de bovinos e, caso de gado leiteiro, um plano de qualificação dos fornecedores de leite.

A plataforma traz tecnologia a serviço do aumento da produtividade na pequena propriedade e marca os dez anos de execução do Leite & Genética no Rio Grande do Norte, com mais de 100 mil animais trabalhados com as ações e cerca de 15 mil bezerros resultantes. O aplicativo está sendo demonstrado para os visitantes da Agência Sebrae na Festa do Boi que segue até o dia 20/11 no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

O projeto está com atendimento no local durante todo o evento para cadastro de novas adesões, abertas especialmente nesse período. O projeto oferece para os bovinocultores de forma subsidiada o melhoramento genético do rebanho, através de ações de inseminação artificial e fertilização in vitro por transferência de embriões, tanto para o gado de leite, como para o gado com aptidão para o corte, além de atendimento veterinário e dos serviços do Vaca Móvel.

Novos cadastros

De acordo com o coordenador técnico para a regional Nordeste do Instituto BioSistêmico (IBS), o médico veterinário Luiz Sartori, para esse breve período de novas adesões, estão sendo oferecidos pacotes apenas para inseminação artificial para animais de corte e leiteiro, assim como serviços. Os pacotes vão de 10 a 80 inseminações para o gado leiteiro e de 50 a 150 inseminações em caso de rebanho voltado para corte. Para mais informações sobre o projeto e os pacotes de serviço ofertados, acesse o site do Leite e Genética: https://material.rn.sebrae.com.br/leite-genetica/. Para a adesão, basta apresentar dados pessoais e também Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou número do NIRF.

“Esse é o projeto com maior duração já executado pelo IBS, tem toda solidez. Inseminamos 6 mil animais em média a cada ano e realizamos ultrassom em outros 18 mil na média. Temos uma consolidação comprovada na área de leite e temos avançado também nos últimos cinco anos nos animais de corte”, diz Luiz Sartori. Na avaliação do coordenador, o projeto tem dado importante contribuição para a padronização do rebanho de pequenas propriedades do estado. “Mesmo que esse bovinocultor inicie no projeto e desista nos anos seguintes, os animais trabalhados vão continuar produzindo no curral ou vão estar no mercado com um valor agregado, que é um diferencial”.

Através do projeto, o Sebrae oferece consultorias, atendimentos e modernas técnicas reprodutivas, como inseminação artificial e fertilização in vitro, com subsídios de até 70% para os pecuaristas participantes. As ações do projeto são voltadas ao desenvolvimento do padrão genético da pecuária de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O objetivo é elevar a produção e a produtividade da bovinocultura no estado.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo