A orientação quanto à adoção de tecnologias sociais, o manejo adequado e o emprego de práticas de gestão ambiental e financeira na pequena propriedade são os principais aspectos abordados pelo Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que percorre seis cidades do Estado no mês de setembro.
Nesta semana, as visitas acontecem em Bataguassu (13), Três Lagoas (15) e Batayporã (17). Até o dia 23 de setembro, passa por Ivinhema, Itaquiraí e Mundo Novo, que fazem parte da segunda rota do Circuito, que teve início em agosto reunindo mais de 300 participantes em seis municípios.
O formato do evento é em dias de campo sobre horta e leite. As atividades são realizadas das 8h30 às 17 horas, com os dois temas sendo ministrados simultaneamente pela manhã e novamente à tarde. Manejo sanitário, calendário de vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado, gestão ambiental, controle financeiro e de produção estão entre os assuntos abordados nas aulas teórico-práticas, ministradas por técnicos do IBS – Instituto Biosistêmico.
Além das orientações, os alunos recebem cartilhas, sementes, calendário de gestação, fita métrica para aferir peso do animal entre outros recursos para emprego na atividade. “A proposta é que com estas informações o produtor consiga inovar, melhorando seu desempenho no campo”, destaca o técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro.
Trabalhando os aspectos de produção e de gestão financeira, os encontros visam também, de acordo com o gerente de agronegócio do Sebrae, Marcus Rodrigo de Faria, preparar a pequena propriedade para acessar a programas específicos do governo. “Por lei, 30% da compra da merenda na rede pública de ensino tem que ser proveniente da agricultura familiar. E esta precisa se preparar para atender às exigências, como a regularidade no fornecimento”, destaca.
O Circuito Rural Tecnologia no Campo já passou por Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Aral Moreira e Ponta Porã. Ao todo, com apoio da Seprotur, estará em 27 municípios do Estado, atendendo a cerca de dois mil produtores rurais. Também fazem parte do roteiro: Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica.
Fonte: Correio do Estado