Clipping

Camapuã: Produtores aderem ao programa de qualificação da Produção Leiteira

Os produtores de Camapuã conheceram na manhã da última sexta-feira (18), o Programa de qualificação da Produção Leiteira do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS).

O principal objetivo do projeto é levar tecnologia e conhecimento aos produtores da região, possibilitando avaliação e monitoramento da qualidade do leite com equipamentos de ultrassom e microscopia de última geração, para tornar o Estado autossustentável, uma vez que em Mato Grosso do Sul são ingeridos 1.800 litros de leite por dia e, a produção não passa de 800 litros/dia.

O projeto que conta com dois laboratórios itinerantes conhecidos como “Vaca Móvel”, que faz o monitoramento e controle de qualidade do leite na própria fazenda. Esta ferramenta tem condições de proporcionar 16 análises com o objetivo de orientar o produtor em como produzir um leite de qualidade, descobrir se o produto tem tendência para acidez e quantidade de teor de gordura, por exemplo. O “rufião” é um carro equipado com ultrassonografia que realiza monitoramento reprodutivo e sanitário, identificando animais que oferecem lucro.

Segundo Luiz Henrique Ishikawa, analista técnico do Sebrae/MS, o aparelho disponibiliza os resultados nutricionais do leite de forma rápida. O que leva o produtor a refletir toda a realidade de manejo realizada na alimentação do animal e a limpeza do ambiente. “Em um minuto você já consegue saber se o leite está produzindo proteína suficiente, se tem gordura satisfatória, se o produtor está fazendo uma limpeza adequada no local, se o resultado está bom ou ruim, sobre tudo o que é feito durante o mês”, explica o técnico.

Este projeto tem parceria entre o Sebrae/MS, Consórcio dos Municípios da Região Norte (COINTA) e prefeituras dos municípios de Camapuã, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Cerca de 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul devem receber projetos de apoio à pecuária leiteira até o fim de 2012. Até agora o Sebrae/MS já realizou 320 diagnósticos no Estado.

Voltar ao topo