Clipping

Batayporã realiza primeiro Circuito Tecnológico Rural

O Circuito Rural Tecnologia no Campo, aconteceu durante o sábado, dia 17, nos assentamentos São João e Mercedina, e teve como objetivo repassar orientação quanto à adoção de tecnologias sociais, o manejo adequado e o emprego de práticas de gestão ambiental e financeira na pequena propriedade. O evento teve a participação na abertura do prefeito de Batayporã Edson Peres Ibrahim (PMDB) e o vice-prefeito José Miguel dos Santos. O vereador Sidney Olegário Marques (PDT); o engenheiro agrônomo Adailto Julião e o veterinário Paulo Prestes da secretaria municipal de agricultura também acompanharam os trabalhos.

No Assentamento Mercedina, o evento foi na propriedade do produtor Clerio Edgar Kunz, que é presidente da Associação dos Produtores de Leite, e contou com a participação de 28 produtores de leite. Na oportunidade eles puderam receber informações sobre manejo sanitário, calendário de vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado, gestão ambiental, controle financeiro e de produção, temas esses abordados nas aulas práticas, ministradas por técnicos do IBS Instituto Biosistêmico. Durante a apresentação foi utilizado um veiculo denominado “vaca móvel” que possui um laboratório para análises da qualidade do leite e sanidade dos animais.

No Assentamento São João, o evento aconteceu na propriedade do João Lourenço dos Santos, e o tema foi horticultura, quando os produtores receberam cartilhas, sementes, calendário de plantio, alem de apreender formas praticas como fabricar adubo orgânico, foliares e inseticidas biológicas, dentre outras informações no gerenciamento, apresentação no produto e melhorias na comercialização.

Nos dois eventos as atividades foram realizadas durante todo o dia, com os dois temas sendo ministrados simultaneamente pela manhã à tarde por técnicos do Instituto Biosistêmico com sede em Piracicaba/SP, contratado pelo SEBRAE/SEPROTUR.

O Vereador, Sidney Olegário, que no ato representou o Poder Legislativo e o SEBRAE, na condição de Agente de Desenvolvimento Local disse da satisfação de poder contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável do município, e como um representante dos assentados, do homem do campo, jamais poderia deixar de estar com eles, participando desse evento, e colocando-me a disposição dos mesmos para qualquer encaminhamento que sejam necessários.

O vice-prefeito, Jose Miguel, agradeceu os produtores pela participação nos eventos hora realizados, afirmando que a atual administração não tem medido esforços na busca de realização de cursos no intuito de levar mais conhecimentos para os produtores do município. Zé Miguel também lembrou das ações que estão sendo realizadas nesta administração,tais como incentivo a reforma de pastagens; assistência veterinária; programa de inseminação artificial; aquisição de resfriadores e auxilio no transporte dos produtores até a cidade para a comercialização da produção de hortifrutigranjeiros na feira do produtor.

Para o prefeito Edson Ibrahim a valorização do agricultor familiar tem sido uma tônica da administração, pois nestes quase três anos muito já se fez no apoio e na permanência do mesmo no campo em especial aos produtores de leite e aos produtores de hortaliças. Esta é um compromisso de campanha que o prefeito Edson Ibrahim não tem esquecido, pois são visíveis as melhorias e o investimento em qualificação profissional que os nossos produtores têm conseguido nesta administração.

Conforme Ibrahim a parceria entre o SEBRAE, Sindicato Rural, Câmara Municipal, ASEB/Prolocal e Proleite são de suma importância, pois com a união de todos quem tem a ganhar é sempre o produtor.

Voltar ao topo