Notícias

Cooplenor de Promissão-SP é a primeira cooperativa a implementar o CheckMilk

CheckMilk

Atendida pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no Programa Mais Gestão, a Cooplenor – Cooperativa de Produtores Familiares de Leite da Região Noroeste – é a primeira organização a implementar o CheckMilk, plataforma digital lançada pelo Instituto BioSistêmico (IBS) para qualificar os fornecedores de leite, de acordo com a Instrução Normativa 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (I.N. 77- MAPA).

No dia 05/06, o coordenador técnico do CheckMilk, o médico veterinário Matheus Henrique Silva, apresentou a plataforma para cerca de 100 produtores da Cooplenor, no Galpão da Agrovila Central do Assentamento Reunidas, alocado no município de Promissão – SP. A apresentação foi realizada durante debate promovido pela diretoria da Cooplenor, com o objetivo de esclarecer as novas regras para o fornecimento de leite estabelecidas pelo MAPA.

“Abordamos tópicos relacionados a boas práticas na obtenção de leite, a I.N. 77 e suas exigências, o porquê das novas adequações, além das projeções no mercado futuro do leite. Os produtores demonstraram grande interesse sobre as boas práticas e entenderam bem a razão da normativa. Eles têm excelentes expectativas em relação à ferramenta CheckMilk disponibilizada para acompanhamento do plano de ação de boas práticas dentro da propriedade”, destacou Matheus Henrique.

O ChekMilk será executado nos 263 fornecedores cooperados. Os diagnósticos do check-list já estão em operação desde o dia 05 de junho de 2019. A plataforma, além de proporcionar um relatório minucioso da real situação da propriedade, gera automaticamente um plano de ação que contempla todos os itens do rol de boas práticas: saúde animal, nutrição, higiene de ordenha, meio ambiente, gestão e bem-estar animal.

“A plataforma digital Check-Milk está auxiliando a COOPLENOR a valorizar seu produto dentro do mercado. Hoje a cooperativa fornece seu leite três laticínios da região. Como saiu na frente e já está se adequando à I.N. 77, conseguiu valorização do seu produto perante os laticínios”, acrescenta o coordenador técnico da plataforma digital.

Clique aqui e saiba mais sobre o CheckMilk!

 

 

 

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo