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Instituto BioSistêmico leva associações da agricultura familiar para a Bahia Farm Show

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Três associações atendidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no Projeto Bahia Produtiva participaram como expositoras na Feira da Agricultura Familiar durante a Bahia Farm Show realizada de 30 de maio a 04 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, no estado da Bahia.

A Associação Caliandra (Luís Eduardo Magalhães), a Associação Ouriçangas (Angical) e a Associação do Salto (Correntina) levaram sequilhos e biscoitos de diferentes texturas e sabores. E a grande novidade foi que puderam expor seus produtos pela primeira vez com suas logomarcas nos rótulos de cada embalagem.

Os produtos da agricultura familiar fizeram sucesso entre o público que prestigiou a Bahia Farm Show, que é uma das maiores feiras agropecuárias do país. De acordo com a organização do evento, o público foi de 101.555 pessoas, um recorde na história da feira.

“Durante a feira, a equipe de Ater do Instituto BioSistêmico esteve presente para dar suporte às associações. Aproveitamos também o evento para avaliar impacto de marca e capacitar membros dos empreendimentos em comercialização”, explica Sidnei Niederle, economista que compõe a equipe do IBS no projeto.

Outros empreendimentos atendidos pelo IBS no Bahia Produtiva foram mobilizados para participar como visitantes da Bahia Farm Show e contaram com acompanhamento da equipe de Ater do Instituto BioSistêmico.

Preparação

Nos meses que antecederam o evento, o IBS realizou diversas capacitações para preparar as organizações para a feira. Foram cursos de boas práticas de fabricação alimentar (padronização de produtos), além de testes de prateleira, definição da melhor embalagem, construção de marcas e elaboração de rótulos.

As capacitações foram conduzidas por Ana Paula Pardinho, engenheira de produção que integra a equipe do IBS no Bahia Produtiva. Para ela, essa preparação foi de grande importância para as associações, pois contribuiu para a padronização da produção.

“Essas associações estão aptas a ofertar produtos de qualidade, com receitas padronizadas, tudo devidamente rotulado. Com isso, conseguimos alcançar uma maior projeção dos produtos com uma logomarca bem trabalhada, com rótulos que trazem informações sobre os ingredientes, informações de contato para propagar ainda mais a vendas”, destaca Ana Paula.

Repercussão

Para Islane Costa, presidente da Associação do Salto, o evento foi uma excelente vitrine para os produtos. “Foi a primeira vez que participamos da Bahia Farm Show e foi a estreia dos nossos produtos com a logomarca no mercado. Lutamos tanto para chegarmos nesse momento, de ter nossos produtos prontos para serem comercializados e esse momento chegou. É muito bom e gratificante vivenciar tudo isso”, define Islane.

As associações Caliandra e Ouriçangas já haviam participado de outras edições do evento, mas esta foi a primeira oportunidade de apresentar suas marcas. Para Beatriz Santos, agente comunitária rural (ACR) no Projeto Bahia Produtiva que atende a Associação da comunidade de Ouriçanças, fez toda diferença ter uma logomarca, além de lançá-la num evento tão expressivo. Ela afirma que essa é uma conquista que eleva a confiança da associação para estabelecer seus produtos no mercado.

A produção de biscoitos tornou-se a principal atividade da Associação Caliandra e a estreia da marca foi muito bem recebida na Bahia Farm Show. “Participar da feira teve um valor significativo, uma oportunidade para as pessoas conhecerem os nossos produtos e expandirmos a comercialização. Nos rótulos, informamos nosso contato e muitas pessoas já nos procuraram querendo um ponto de referência para que possam comprar nossos biscoitos”, comemora Valéria Brito, presidente da Associação Caliandra.

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