Notícias

IBS participa junto com o Sebrae/RN da 43ª Exposição Agropecuária do Seridó

43ª Exposição Agropecuária do Seridó no município de Caicó - RN

43ª Exposição Agropecuária do Seridó no município de Caicó – RN

Realizada entre os dias 20 e 22 de maio, a 43ª Exposição Agropecuária do Seridó superou as expectativas, alcançando a marca de R$ 1 milhão em volume de negócios com a participação de cerca de mil animais. A convite do Sebrae/RN, o Instituto BioSistêmico participou da feira no Parque de Exposição Walfredo Gurgel no município de Caicó, no Rio Grande do Norte.

Exposição de animais, julgamento de raças, leilão, shows culturais e comercialização de artesanato regional fizeram parte da programação do evento. Além dos criadores potiguares, a exposição de animais contou com a presença de criadores de da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

De acordo com o médico veterinário Geraldo Nobre, consultor do IBS, grande parte dos criadores potiguares que levaram bovinos para a exposição são atendidos pelo IBS no projeto Leite e Genética desenvolvido pelo Sebrae/RN. No espaço do Instituto BioSistêmico em parceria com Sebrae, o público teve a oportunidade de obter informações e esclarecer dúvidas sobre o Leite e Genética e outros projetos de fomento à pecuária executados pelo IBS.

“As unidades móveis do IBS também tiveram uma excelente repercussão entre os visitantes e muitos produtores de Estados vizinhos demonstraram interesse nas tecnologias apresentadas”, afirmou Geraldo Nobre. Uma das três unidades apresentadas foi o Gene Móvel que é equipado com instrumentos de aspiração e seleção de oócitos destinados à produção de embriões por meio de fertilização in vitro. As outras duas foram o Rufião Móvel (utilizado para monitoramento e avaliações reprodutivas) e o Vaca Móvel que dispõe de um laboratório para testes e análise do leite.

20160521_100005No espaço do IBS, os visitantes também puderam conferir de perto os resultados do CRIATF: bezerros nascidos de inseminação artificial em propriedades atendidas pelo IBS no Projeto Leite e Genética. O CRIATF tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção a partir da adequação do processo produtivo e do planejamento e distribuição sincronizados da produção, com utilização de tecnologia de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).

De acordo com o gestor do Sebrae/RN, Acácio Sânzio de Brito, o Seridó Potiguar possui uma tradição de 300 anos de criação de gado e milhares de famílias foram criadas e mantidas por essa atividade ao longo desse tempo.

“A presença do Sebrae e do IBS nessa região, através do Projeto Leite e Genética, permite a esses bravos sertanejos a possibilidade de desfrutar em seus rebanhos do que há de mais moderno no mundo em termos de biotecnologias de reprodução. Isso garante uma grande evolução genética desses animais, num pequeno intervalo de tempo. Estamos chamando esse movimento de a Nova Pecuária!”, destacou Acácio.

Sobre o evento

43ª Exposição Agropecuária do Seridó faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuário realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) do RN. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Caicó, Associação de Caprinos e Ovinos do RN (ANCOC), Associação Seridoense de Criadores (ASSERC), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar e Sebrae.

 

Voltar ao topo