Notícias

IBS irá atuar com o Vaca Móvel no programa SenarTec Leite no Mato Grosso

Foto: Rodrigo Lorenzon/Senar MT

Foto: Rodrigo Lorenzon/Senar MT

O programa SenarTec Leite, que atende 120 produtores rurais no município de Pontes e Lacerda-MT, foi ampliado por mais um ano. O anúncio foi feito durante o I Workshop do Leite realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), no dia 29 de julho, no Parque de Exposição de Pontes e Lacerda.

Na ocasião, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, garantiu que o projeto será prorrogado e que irá prosperar. “Acredito que além de prorrogado, vai receber novos recursos para ampliar o número de produtores atendidos. A assistência técnica é primordial para melhorar a qualidade de qualquer tipo de produto”, afirmou.

Nesta nova fase do projeto, o Instituto BioSistêmico (IBS) venceu o processo licitatório para execução dos serviços de laboratório móvel para análises da qualidade do leite. O IBS desenvolverá o trabalho com o Vaca Móvel, unidade equipada com instrumentos de laboratório que permitem a realização de testes e análises do leite durante o atendimento nas propriedades. É utilizada no monitoramento da qualidade do leite e nas soluções voltadas à saúde e ao bem-estar animal.

O Vaca Móvel foi uma das atrações do I Workshop do Leite realizado em Pontes e Lacerda. Os produtores que participaram do evento puderam conhecer como funciona a unidade e esclarecer dúvidas. “Apresentamos mais essa ferramenta para o produtor rural e uma novidade no sentido de inovação para a atividade. Os produtores puderam in loco observar como serão feitas as coletas em suas propriedades e como será o desenvolvimento de todo trabalho”, ressaltou Armando Urenha, gerente de educação formal e assistência técnica do Senar/MT.

Segundo Armando, a expectativa é de que haja um maior controle da qualidade do leite dos produtores atendidos pelo programa de assistência técnica do SENAR/MT com a atuação do Vaca Móvel. Ele acrescentou que o SenarTec Leite desempenha um importante papel no desenvolvimento da cadeia da pecuária leiteira do Mato Grosso.

Workshop

Além do tema central que foi a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) – Fator Decisivo para o Sucesso da Pecuária Leiteira, a programação do I Workshop do Leite incluiu oficinas de manejo correto de ordenha e qualidade do leite, boas práticas na indústria e transporte do leite in natura: avanço, desafios e tendências.

De acordo com o veterinário Rafael da Cruz Boni, que atua como consultor do IBS e que participou do evento, a receptividade do público foi excelente no contato com o Vaca Móvel. O veterinário realizou testes de qualidade do leite e demonstrou como é a dinâmica do trabalho com o Vaca Móvel.

“Os produtores ficaram entusiasmados com o aparato da unidade com capacidade para analisar a qualidade do leite que produzem, no momento da ordenha em suas propriedades, gerando informações importantes para que sejam recomendados os ajustes necessários para melhoria da qualidade do leite e da sanidade do rebanho. Muitos produtores pegaram nosso contato com interesse em levar o Vaca Móvel para suas regiões”, destacou Boni.

 

 

 

Voltar ao topo