Notícias

Cerca de 1.800 atendimentos serão realizados para reforma de pastagem no MS

Chamada 3 - materia reforma pastagemMelhorar as pastagens, aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção. É com essa proposta que uma equipe de 11 consultores que atuam no Programa Leite Forte está a campo em 16 municípios do Mato Grosso do Sul, nas regiões Central, Norte e Sul. Serão atendidos 600 produtores de leite que integram esse programa de fomento à pecuária leiteira. Até o final do ano, serão realizados cerca de 1.800 atendimentos, sendo 1.200 in loco e 600 em laboratório.

O Programa Leite Forte é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), além da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Mato Grosso do Sul.

A equipe de engenheiros agrônomos e zootecnistas que atuam na reforma de pastagem foi reforçada com novos consultores do Instituto BioSistêmico (IBS). O grupo participou de uma reunião no dia 20 de julho, na sede do IBS em Campo Grande-MS. O objetivo foi integrar os novos consultores ao Programa Leite Forte, além de realizar o último alinhamento técnico para a recuperação de pastagem nas propriedades.

“Com esses atendimentos espera-se que grande parte dos produtores possa melhorar a condição de vida, pois a diminuição de custo é significativa quando se produz leite a pasto. Outro resultado esperado é o aumento na produtividade animal, além da melhora nos fatores reprodutivos”, destaca o diretor da unidade IBSpec, Daniel Delefine.

Voltar ao topo