Notícias

Instituto BioSistêmico inicia execução de Programa de Crédito Fundiário em São Paulo

 

PNCF

No começo deste ano, o Instituto BioSistêmico (IBS) deu início à execução de assistência técnica e extensão rural – ATER no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário -PNCF através da Chamada Pública Nº 005/2018, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER, que atende o lote 10 –SP1, abrangendo 17 municípios do Estado de São Paulo, com 450 famílias beneficiárias.

Como primeiras ações, foram realizadas reuniões de mobilização e socialização com os representantes dos CMDRS´s (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e representantes do público atendido. Nestas reuniões, a equipe do IBS apresentou a proposta da Chamada Pública explicando a metodologia que será aplicada, as ferramentas disponíveis, a equipe técnica, além de apresentar as famílias atendidas.

Posteriormente, está sendo feito o cadastro e diagnóstico das UFPAs (Unidade Familiar de Produção Agrária) para iniciar o processo de ATER. “O diagnóstico familiar norteia a equipe técnica envolvida para programar as ações futuras. Usando o diagnóstico, o próximo passo será realizar o planejamento familiar com orientações para o atendimento de ater individual”, destacou a engenheira agrônoma Juliana Soares Trettel, que atua na coordenação pelo IBS.

De acordo com Juliana, também está sendo realizado o cadastro e diagnóstico das comunidades. “Assim como o atendimento às famílias, também haverá atendimento às comunidades, visando o melhor desenvolvimento comunitário e fortalecimento das relações coletivas. Com o diagnóstico será realizado também o planejamento da ATER comunitária”, complementou.

A próxima etapa, após o planejamento familiar, é iniciar a assistência técnica, tanto individual como coletiva. A equipe de profissionais envolvida no projeto conta com Engenheiro Agrônomo, Advogado, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Médico Veterinário, Administrador, Técnico de Informática, Técnico Agrícola e Geógrafo.

 

Voltar ao topo