Notícias

Projeto do Campo à Mesa estimulou o desenvolvimento dos agricultores familiares de Cajati

dsc02820

A Associação dos Agricultores Familiares de Cajati-SP (AAGFAM) encerra 2016 fortalecida, com conquistas alcançadas e desafios a serem superados com a colaboração de seus associados. Foi essa a mensagem principal compartilhada na reunião realizada pelo Instituto BioSistêmico (IBS), no mês de novembro, na sede da associação. O objetivo do encontro foi marcar o encerramento do projeto do Campo à Mesa que atendeu, desde maio de 2015, mais de 50 agricultores familiares associados da AAGFAM.

Conduzida pelo consultor do IBS, Manoel de Matos, a reunião também foi um momento de reflexão sobre evolução do grupo e de debate sobre as demandas atuais. Na oportunidade, os agricultores manifestaram o agradecimento à equipe do IBS que atuou em ações técnicas, de gestão, mercado e organização social. O projeto do Campo à Mesa, que conta com a execução do IBS, é fruto de uma parceria entre o Instituto InterCement e o BNDES, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cajati e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais desse município.

As ações executadas foram pensadas para a melhoria das práticas de produção e para o aporte de infraestrutura básica de beneficiamento de hortaliças e frutas, com vistas ao desenvolvimento da produção, aumento do volume de vendas para melhoria na renda das famílias associadas. Além dos legumes, verduras e hortaliças, a banana é um dos principais produtos da AAGFAM.

Uma das etapas previstas no projeto foi a construção da sede da AAGFAM, em março deste ano, que funciona como entreposto de alimentos. O estabelecimento é equipado com uma câmara fria para o armazenamento das hortaliças e outra câmara climatizadora para o amadurecimento das bananas.

Após a inauguração do entreposto de alimentos, os agricultores passaram a se organizar para a comercialização dos produtos no mercado local. Atualmente, a AAGFAM entrega mercadorias para a Central de Abastecimento (Ceasa) de Curitiba, restaurantes, feiras e sacolões da cidade, além de realizar a venda no varejo de cestas de frutas, legumes e hortaliças, com tamanhos e preços diferenciados.

Voltar ao topo