Clipping

Dia de Campo especial capacitou produtores de leite no interior em Rondônia

Aconteceu nos últimos dias 28 e 29, nos municípios de Cacaulândia e Mirante da Serra respectivamente, dois grandiosos encontros entre produtores rurais dessas regiões. Os encontros, intitulados Dia de Campo, são desenvolvidos para municiar os homens do campo de informações técnicas para a melhoria de sua produtividade.

Desde o princípio os participantes, cerca de 150 no total, foram treinados como empreendedores rurais. Os palestrantes enfatizaram o ideal de que cada propriedade rural seja gerida como uma empresa, visando lucro. Realizaram e participaram da ação, Emater, Senar, Embrapa, Governo do Estado, Prefeituras dos dois municípios e Sebrae.

Uma das alternativas apresentadas aos produtores foi o programa Negócio Certo Rural. Desenvolvido por Sebrae e Senar o programa visa estimular a agricultura familiar e propor ao jovem nascido no campo a investir seu conhecimento na propriedade de sua família.

Segundo Walter Evangelista da Silva, gestor do Programa pelo Senar, o treinamento é integralmente gratuito e capacita, através de consultorias, o produtor a aumentar sua produção e identificar em sua propriedade outras possibilidades de negócio. O programa é piloto no Estado e inicialmente atenderá cerca de 40 propriedades de Mirante da Serra e Cacaulândia.

Alguns produtores atendidos pelos dias de campo participam também do Projeto de Leite e Derivados que o Sebrae desenvolve com parceiros na região de Ji-Paraná e Ariquemes. Atendendo aos produtores de leite a Emater, através de seu Engenheiro Agrônomo José Eduardo, repassou técnicas de manejo de pastagem, sistemas de produção e prioridades na propriedade leiteira.

Outra grande novidade nos encontros foi a presença da Vaca Móvel, veículo contratado pelos projetos de leite que conta com um laboratório capaz de analisar a qualidade de leite dos produtores. O veículo acompanhado por um médico veterinário do Instituto Biostêmico recolheu em vários municípios de Rondônia mais de 500 análises de leite. O veterinário ao coletar o leite explicou técnicas de ordenha higiênica, o que evita a contaminação.

Outro técnico da Emater, Cledimar Carneiro, detalhou aos produtores todas as questões ambientais envolvendo propriedades rurais. Legislação ambiental, legislação fundiária, crédito rural e georeferenciamento foram expostos didaticamente aos participantes que tiveram suas dúvidas esclarecidas sobre a legalidade de suas terras e questões ambientais que devem ser seguidas.

Os encontros ocorreram nas propriedades de Vitorino Cherque em Mirante da Serra e Valdecir Bertolozzo em Cacaulândia, ambos participantes do projeto do Sebrae.

Valdecir que é produtor de leite aprovou a atuação dos parceiros. “Antes do projeto eu não tinha conhecimento sobre gestão. Hoje, com a orientação do Sebrae eu sei quanto é minha renda, minha produção e sei quando e como posso investir”, finaliza o produtor.

O Sebrae desenvolve o projeto de Leite e Derivados em Rondônia com a parceira da Emater, Embrapa, Idaron, Senar, Sedes, Seagri, Bando do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam, SFA, Sindleite, Codeter ,Câmara Setorial do Leite, prefeituras de Cacaulândia e Mirante da Serra e Governo do Estado de Rondônia.

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/ler.php?id=16324&edi=6&sub=30

Voltar ao topo