Desenvolvimento e tecnificação em lavouras de soja, mudas de árvores, reunião com pecuaristas do RN e mais
Edição nº 156 - 20/02/2017
IBS Instituto BioSistêmico

Exemplos de desenvolvimento e tecnificação nas lavouras de soja do Itamarati

Dos 118 produtores que integram o programa de agricultura familiar da Cargill no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã-MS, mais da metade tem como principal fonte de renda o cultivo da soja. A família do agricultor Eleandro Corrêa é um dos exemplos de melhoria nas condições de vida a partir desse programa, no Itamarati. Eleandro comprou maquinário e, além da renda da soja, presta serviço nas lavouras vizinhas.
Leia mais e veja as fotos

Mudas de árvores para simbolizar a continuidade do conhecimento compartilhado

Pensando em perpetuar a relação e o aprendizado mútuo alcançado durante o Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café, o técnico agropecuário do Instituto BioSistêmico (IBS) Flávio Fernandes teve a iniciativa de entregar mudas de árvores às famílias por ele acompanhadas. "Quando entrego a muda aos agricultores, digo que, assim como a planta que crescerá e gerará frutos, as ideias e conceitos compartilhados durante todo o projeto podem ter continuidade no aperfeiçoamento da sustentabilidade de suas propriedades", explicou Flávio.
Leia mais e veja as fotos

Representantes do IBS se reúnem com Sebrae/RN e organizações de pecuaristas do Rio Grande do Norte

No dia 14/02, na sede do Sebrae/RN, foi realizada uma reunião entre representantes do IBS, do Sebrae/RN, da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC) e de diferentes núcleos de produtores do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos trabalhos no Programa Leite & Genética, desenvolvido pelo Sebrae/RN com execução do IBS. Durante a reunião, também foi debatido o alinhamento das ações de trabalho da equipe técnica do IBS nesse programa. No dia 15/02, a equipe do IBS se reuniu com o gestor do Programa Leite e Genética, Acácio Sânzio de Brito, para discutir metodologias para o aperfeiçoamento do atendimento ao produtor rural com foco na melhoria contínua dos resultados das propriedades.

Selo Combustível Social: inclusão dos agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel

Marco Aurélio Pavarino. Foto: BiodieselBR
O jornal Notícias IBS entrevistou uma das maiores referências no setor de biodiesel no país, o ex-coordenador do Selo Combustível Social do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), Marco Aurélio Pavarino, atual coordenador de Cooperativismo da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. Ele falou sobre o mercado de biocombustíveis no Brasil, a abrangência do selo, os avanços conquistados e a importância do PNPB para o fomento da agricultura familiar. A entrevista na íntegra está publicada no site do IBS.
Confira a entrevista

Lavouras de soja do MS sofreram as consequências do frio na safra 2016/2017

Nos municípios sul-mato-grossenses de Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia, atendidos no Programa de Agricultura Familiar da Cargill, o início da safra foi marcado pelo acometimento de um distúrbio fisiológico das plantas, logo após a germinação, apresentando irregularidades nas folhas. A causa relatada para essa manifestação foi o solo frio e as correntes frias que ocorreram nos meses de setembro, outubro e novembro no Mato Grosso do Sul.
Leia mais

Instituto BioSistêmico integra Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

O IBS visa promover tecnologias e inovações sustentáveis, com geração de valor para o produtor, preservação do meio ambiente e promoção do bem-estar da sociedade. Dessa forma, vem executando projetos que contribuem para as metas brasileiras de limitar o aumento da temperatura em 1,5 °C, principalmente no manejo do solo, como a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, plantio direto, biocombustíveis, agrofloresta, integração lavoura pecuária, entre outros. Para se juntar a um amplo e reconhecido movimento em prol da sustenbilidade do planeta, em 2016, o IBS passou a integrar a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, um movimento multisetorial, composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras.
Saiba mais sobre a Coalizão
COMPARTILHAR ESTE INFORMATIVO
Compartilhar
Enviar para um amigo
Compartilhar
Central de Aprendizado sobre Melhoramento Genético Animal
Central de Aprendizado sobre Melhoramento Genético Animal

Guias completos e gratuitos sobre os principais temas de Melhoramento Genético Animal

Clique aqui para acessar
33º Treinamento sobre Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagem para Bovinos Leiteiros
Período: 07 a 09/03
Confira
38º Treinamento sobre Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagem para Bovinos de Corte
Período: 21 a 24/03
Confira
IV Encontro Nacional da Soja
Período: 06 e 07/04
Confira

IBS - Instituto BioSistêmico

Copyright © 2017 IBS — Instituto BioSistêmico.

Nosso endereço: Avenida Antônia Pazzinato Sturion, 337, Jardim Petrópolis, Piracicaba, SP, CEP 13420-640, Brasil

Encaminhar para um amigo
Q11 Web