Publicação quinzenal
Edição nº 93 - 02/09/2013
IBS Agricultura & Pecuária
IBS Agricultura & Pecuária - IBS Interativo
 
 
TÁ NO CIRCUITO

IBS chega ao Rio de Janeiro para atuar na pecuária leiteira

Foto: César Ferreira

Produtores rurais de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, estão com boas expectativas para o início das atividades do IBS na área de pecuária leiteira. Através da parceria com o SEBRAE e a Secretaria da Agricultura do Município, o IBS irá atender 300 produtores rurais, no projeto Campos Produz Mais Leite. Além de ser a primeira vez que o IBS atua no Estado do Rio de Janeiro, esse é o maior projeto desenvolvido em um único município.

» Leia mais

"Dia de Campo" recebe mais de cem produtores de Adamantina-SP

O IBS atua com o AgroSEBRAE na região de Adamantina-SP há quase dois anos. Essa semana, produtores da região e associados da Associação Passiflora, SEBRAE/SP e Casa da Agricultura local participaram de mais um "Dia de Campo sobre Olericultura". "A região vem se interessando muito sobre o que a gente chama de boas práticas agrícolas, observando o uso correto de defensivos e até se interessando pela produção orgânica", conta o agrônomo do IBS Wagner Suzuki, que levou para o Dia de Campo o laboratório móvel do IBS, o AgroMóvel, com demonstrações sobre análises de solos. O evento ocorreu no sítio modelo São Francisco, cujo produtor é um ex- mecânico que recebe atendimento do programa, produzindo frutas e hortaliças.

O chefe da CATI local (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Mauricio Korad disse ao IBS Interativo que as visitas mensais dos técnicos com o SEBRAE, somadas ao trabalho da Casa da Agricultura local estão trazendo mais segurança ao produtor. "Acreditamos que nossa região, com mais de cem produtores de olericultura está abrindo novas oportunidades de crescimento", avalia Korad. O Dia de Campo ocorrido dia 29 de agosto atraiu cento e vinte produtores de alface, rúcula, almeirão, couve, espinafre, cheiro verde, vagem, cenoura, beterraba, abobrinha, mandioca entre outras.

» Leia mais

IBS leva representação em debate nacional sobre programa do Biodiesel na Agricultura Familiar

Um dos mais importantes eventos sobre a produção de biodiesel na cadeia produtiva da agricultura familiar ocorreu essa semana em Guarulhos-SP com o objetivo de discutir o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. É o 2º Congresso Agribio que teve a participação da engenheira agrônoma do Instituto BioSistêmico, Priscila Terrazzan com equipe da Cargill S.A. O IBS participa do programa nacional do biodiesel em parceria com a Cargill atendendo uma média de 1500 agricultores familiares nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Pará. O programa é uma ação interministerial criada em 2004 para implementar a produção e uso do biodiesel no país.

» Leia mais

IBS com INCRA atua no eixo paulista Cajamar-Campinas

Os técnicos do IBS também atuam nos assentamentos do INCRA localizados no eixo Cajamar-Campinas com um trabalho de assistência técnica e extensão rural executado em parceria com o INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, por meio da Chamada Pública 2012/14. O IBS apoiou essa semana a organização da 15a Romaria da Terra e das Águas organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul l, Diocese de Limeira e movimentos sociais. Os romeiros percorreram trechos entre a cidade de Americana-SP e o assentamento rural do INCRA, Milton Santos, localizado no mesmo município. Na oportunidade, romeiros e visitantes puderam acompanhar no assentamento alguns dos trabalhos dos técnicos do Instituto BioSistêmico pela parceria com o INCRA. A produção de olericultura coletiva (foto) é o destaque no assentamento de Americana.

Os mesmos técnicos que atuam em Americana atendem lote a lote o assentamento urbano "Cio da Terra", localizado em Campinas-SP e o assentamento "São Luiz", localizado em Cajamar, na grande São Paulo. Técnicas e manejos para a produção de olericultura também em área urbana foram destaques na última edição do jornal Notícias ATER, que pode ser acessado neste link.

E mais: Neste final de semana, assentados receberam os técnicos para um novo curso teórico e prático sobre manejo de produção orgânica em olericultura (foto) ocorrido no assentamento S. Luiz, em Cajamar – vejam na próxima edição do Notícias ATER. O IBS também continua atendendo em parceria com o INCRA os assentamentos rurais das regiões de Promissão, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Ribeira.

IBS com AgroSEBRAE: alta produtividade mesmo na entresafra

Jales-SP está localizada a 600 Km da capital paulista e já desponta como potencial comercial alternativo na produção nacional de frutas, principalmente uvas de mesa. Enquanto regiões importantes produtoras de uvas estão na entresafra, a região de Jales, neste momento, garante plena produção com manejo fitossanitário diferenciado. Os técnicos estão direcionando as ações técnicas na região com monitoramento vantajoso do clima local – uma soma de ações que garantem mais "doçura" da fruta, com redução de custos. A ação técnica é do Instituto BioSistêmico (IBS) pelo programa AgroSEBRAE - sede SEBRAE/SP na região de Votuporanga-SP. Na foto, produção de uma única propriedade da região que está em plena colheita - só com a variedade Niágara o produtor, Luis Carlos Franco produz 50 mil quilos por ano.

» Leia mais

IBS e Cargil lançam projeto Biodiesel Social 2013/2014

No último dia 23 de agosto, o IBS realizou a reunião de lançamento do projeto Biodiesel Social de 2013/2014, no Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado em municípios sul-matogrossenses numa parceria com a empresa Cargill S.A. Por meio desse projeto, produtores familiares de soja estão recebendo assistência técnica gratuita. Durante a reunião, foi feita uma avalição dos trabalhos realizados na safra anterior.

» Leia mais

IBS participa de eventos de agropecuária no Mato Grosso do Sul

O Instituto BioSistêmico (IBS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), irá participar de dois eventos de agropecuária que serão realizados durante o mês de setembro no Mato Grosso do Sul. O primeiro é a Expo Sidrolândia, que acontece de 3 a 8 de setembro. O outro é a 4ª Festa da Primavera, que será realizada no dia 15, em Terenos.

A sede do Instituto BioSistêmico de Campo Grande já mobilizou a equipe de profissionais que participará do evento e marcará presença com uma grande tenda, onde serão disponibilizadas informações sobre a atuação do IBS. O público terá a oportunidade de conhecer o Vaca Móvel, o Rufião Móvel e o Agro Móvel que rodam em diferentes lugares do Brasil, levando tecnologia e consultoria especializada para o pequeno produtor rural.

Médicos veterinários e zootecnistas do IBS são destaques em rodeios

Médicos veterinários e zootecnistas do Instituto BioSistêmico que atuam em projetos do IBS em todo o país também têm participado de vários rodeios nacionais, como o veterinário, Leandro Biata (na foto de Marilza de Barros) e o zootecnista, Alexandre Marinho (nos registros de Ed Benacchio e André Monteiro). A mais recente participação com o apoio do IBS ocorreu no rodeio 2013 de Barretos-SP onde Alexandre Marinho pelo 3ºrodeio consecutivo foi sorteado com a égua - Bad Angel. "Foi muito bom, porém infelizmente, desta vez não venci, cai com 6,8 segundos, mas faz parte da viagem, estamos prontos para a próxima", conta Alexandre que agradece aos apoios. Leandro também aguarda próximas oportunidades e Alexandre pode ter novo rodeio em Mato Grosso, Mirassol do Oeste, estado em que os veterinários atendem vários produtores pelos programas com o IBS. Os técnicos também atendem assentamentos rurais pela parceria IBS com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Logo após o rodeio de Barretos, Alexandre Marinho foi escalado para atendimentos em assentamentos da região de Sorocaba-SP.

 
 

Entre em contato

TwitterCaixa de SugestõesCredenciamentoContato

 
 

AniversariantesAniversariantes

SETEMBRO - PARABÉNS!

03/09 Alexandre Santos Costa Marinho
06/09 Marina Cecilia Grandi
14/09 Saulo Ferreira Corassa
15/09 João Guilherme de Magalhães Ferreira
15/09 Sidnei Luiz Niederle
16/09 Rodrigo Marinho Rodrigues da Silva
18/09 Gustavo Cerrato
18/09 Shigueo Sumi
20/09 Thadeu Rincão
27/09 Vânia Ribeiro da Silva
27/09 William Michael Costa Nicolau
28/09 Aline Cristina Boni Mori
 
 

AniversariantesIBS Indica

Eventos da FEALQ/ESALQ

 
Destaques
 
V Simpósio da Cultura da Soja
Período: 02 a 04/09
Confira
28º Treinamento sobre Nutrição e Formulação de Ração em Microcomputador para Bovinos Leiteiros
Período: 10 a 12/09
Confira
29º Treinamento sobre Nutrição e Formulação em Microcomputador para Bovinos de Corte
Período: 17 a 19/09
Confira
III Seminário de Informações Econômicas do Setor Sucroenergético
Período: 30/09
Confira
Simpósio sobre Apoio ao Uso Balanceado de Potássio na Agricultura Brasileira - 10 Anos de Parceria IPI e Embrapa
Período: 09 e 10/10
Confira
20º Treinamento sobre Suplementação para Bovinos de Corte a Pasto
Período: 22 a 24/10
Confira
 
IBS
IBS Agricultura & Pecuária
www.biosistemico.com.br
Você está recebendo este informativo por estar cadastrado no site do IBS.
Caso queira se descadastrar, clique aqui.
© IBS Agricultura & Pecuária. Todos os direitos reservados.

Sede SP: Av. Antônia Pazzinato Sturion, 337 - Jardim Petrópolis
Piracicaba - SP - CEP 13420-640 - Tel.: (19) 3411-4329
Q11 Agência