Publicação quinzenal
Edição nº 91 - 02/08/2013
IBS Agricultura & Pecuária
IBS Agricultura & Pecuária - IBS Interativo
 
 
TÁ NO CIRCUITO

A heveicultura também é demanda de produtores no Instituto Biosistêmico

A equipe de técnicos do projeto AgroSebrae, do SEBRAE/SP, orienta o manejo de seringueiras (heveicultura) em municípios paulistas como Votuporanga, Américo de Campo, Álvares Florence, Macaubal e Barretos. O técnico do IBS atuando no programa AgroSebrae, o engenheiro agrônomo, Tadeu de Angelis realiza atendimento no campo e reuniões técnicas com produtores. A mesma ação é desenvolvida em assentamentos rurais onde o Instituto Biosistêmico também atua, pela Chamada Pública com o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/SP. Dados da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) mostram que o Estado de São Paulo é o maior produtor brasileiro de borracha, com 34% da produção nacional, seguido por Mato Grosso (29%) e Bahia (15%). Como o mercado nacional consome mais do que produz e a demanda mundial está aquecida, o cultivo de seringueiras recebe diversos incentivos. "Está crescendo muito no estado e nosso papel é orientar o manejo adequado, gerando renda e mais opção para o produtor", avalia o agrônomo.

» Mais informações

Bem planejado, o seringal pode ser uma poupança

IBS tem agenda ambiental no COMDEMA e CEPORG

O IBS atua em instâncias da sociedade civil organizada, importantes para questões ambientais diversas e para a produção agrícola orgânica, enviando um de seus representantes para a Comissão Estadual de Produção Orgânica (CEPOrg-SP) e para o COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba-SP – município-sede do IBS. Esse mês, novas ações são organizadas nessas duas instâncias, com a participação do engenheiro agrônomo e Diretor do IBS, Ricardo Cerveira.

» Acompanhe

Instituto Biosistêmico leva para a AGRIFAM 2013 demonstração do projeto INCRA/IBS em assentamentos rurais

O Instituto BioSistêmico atua em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA-SP promovendo "Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)" em assentamentos rurais do INCRA. O objetivo é fortalecer a autonomia do assentado. A parceria começou em 2011 e vai até 2014 por meio da Chamada Pública INCRA/SR 08 Nº 01/0211 para atender os lotes do INCRA nas regiões de Promissão-SP, Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Vale do Ribeira e regiões de Ribeirão Preto e Araraquara-SP.

A Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural do Brasil – AGRIFAM vai de 02 a 04 de agosto 2013. É considerada uma das melhores oportunidades do país para a comercialização de maquinários e implementos para pequenos e médios produtores. A AGRIFAM é organizada e realizada pela Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo). O IBS também participa da Agrifam com tecnologias para a agricultura familiar como os programas AgroMóvel - Vaca Móvel - Rufião Móvel, demonstrando ainda o projeto de Assistência Técnica para a Produção de Biodiesel a partir da cultura da soja, em parceria com a Cargill S.A.

» Veja a última edição do jornal Notícias ATER que contextualiza as ações do IBS com o INCRA.

 

Entre em contato

TwitterCaixa de SugestõesCredenciamentoContato

 
 

AniversariantesAniversariantes

AGOSTO - PARABÉNS!

02/08 Tadeu Arthur Deangeli
04/08 Priscila de Oliveira Maia
10/08 Fernando Agudo
10/08 Mauricio Perez Andrade
12/08 Fernando Gomes
16/08 Paulo Rogério
17/08 Renato Boreli Silva
24/08 Ronaldo Jose Ribeiro
25/08 Célio Norberto do Couto
 
 

AniversariantesIBS Indica

Eventos da FEALQ/ESALQ

 
Destaques
 
Treinamento sobre Técnicas de Microscopia Eletrônica de Transmissão 2013 - 1ª Edição
Período: 12 a 16/08
Confira
VII Simpósio sobre Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos
Período: 14 a 16/08
Confira
11º Curso de Difusão da Gestão da Logística Agroindustrial
Período: 28 a 31/08
Confira
V Simpósio da Cultura da Soja
Período: 02 a 04/09
Confira
 
IBS
IBS Agricultura & Pecuária
www.biosistemico.com.br
Você está recebendo este informativo por estar cadastrado no site do IBS.
Caso queira se descadastrar, clique aqui.
© IBS Agricultura & Pecuária. Todos os direitos reservados.Q11 Agência