Publicação quinzenal
Edição nº 90 - 22/07/2013
IBS Agricultura & Pecuária
IBS Agricultura & Pecuária - IBS Interativo
 
 
TÁ NO CIRCUITO

AGRIFAM 2013 tem exposição do IBS com projeto da Cargill Agrícola S.A.

AgrifamO Instituto Biosistêmico estará na AGRIFAM 2013 com todos os seus programas e tecnologias agropecuárias. Um dos destaques dessa participação é pela parceria com a Cargill Agrícola S.A. com o projeto Biodiesel – Assistência Técnica para a Agricultura Familiar para produtores de soja em vários estados brasileiros. O IBS leva até ao agricultor estratégias para boas práticas de produção nesse programa energético, acompanhando as safras e os custos variáveis da produção. Mais de quinhentos produtores familiares estão sendo atendidos para a produção sustentável de soja.

Os resultados técnicos do trabalho com o biodiesel são viabilizados por meio de um conjunto de ferramentas, como o AgroMóvel – laboratório móvel que analisa as condições da lavoura, apresentando os resultados em tempo real.

Na foto, um dos encontros dos técnicos com produtores na região de Londrina-PR para avaliação dos resultados na safra de 2012/13 e planejamento da safra de 2013/14.

AgroSebrae e Instituto Biosistêmico incentivam novos mercados na produção de alimentos

O Projeto de Difusão de Tecnologia em Olericultura do Instituto Biosistêmico desenvolvido em parceria com o Sebrae/SP pelo programa AgroSebrae está incrementando o perfil agrícola da região de Jales e Votuporanga-SP, tradicionais produtores de látex, leite e carne. Quem apostou no projeto ou está em processo de conversão orgânica da produção de verduras e legumes ou já conquistou a certificação. "Os produtores perceberam uma brecha interessante para se comercializar no Estado entre os meses de maio e outubro. Descobriram o retorno do orgânico", conta o engenheiro agrônomo consultor do SEBRAE/IBS, Shigueo Sumi.

O projeto atende a região desde 2011 e atualmente, dos dezesseis produtores acompanhados quase cem por cento estão trabalhando com agricultura orgânica. São produtores - empreendedores que, a partir do projeto de Difusão de Tecnologia com ações de gestão do empreendimento, criaram a Associação dos Produtores Orgânicos do Noroeste Paulista, conquistando mercados novos, inclusive na capital paulista. Os técnicos afirmam que a iniciativa está mudando a vida desses pequenos e médios empreendedores associados. "Quando chegamos à região, as aplicações de produtos químicos estavam sem controle, hoje a gente pode comparar a evolução na qualidade dos produtos", analisa a engenheira agrônoma do IBS, Priscila Terrazzan. Nesse projeto, o programa AgroSebrae orienta todo o processo produtivo orgânico, com plano de aplicação de insumos, preparo do solo e monitoramento especializado.

Na foto, uma armadilha para captura de insetos e produção na região de Jales e Votuporanga.

Sebrae na Paraíba executa plano de incentivo para produção de leite

A gerente regional do Sebrae na Paraíba, Maria do Socorro Oliveira, em entrevista ao Interativo-IBS informa que já começaram as atividades com inseminação artificial em sete municípios do estado. São pequenos e médios produtores de leite que estão sendo acompanhados pelo programa AgroSebrae, no qual o IBS executa atividades de manejo e reprodução para a elevação da produção leiteira no estado. "Mas antes do trabalho com inseminação, trabalhamos uma etapa importante, a da nutrição do rebanho", conta a gerente do SEBRAE, gestora do projeto de Desenvolvimento Setorial de Agronegócios, atendimento do Sebrae Pombal.

Desde o início do ano o IBS está monitorando a atividade, incentivando a renovação de pastagens e orientando a nutrição adequada do rebanho. O consultor do projeto, o médico veterinário Fernando Gomes explicou que o projeto pretende viabilizar a convivência do produtor com a estiagem. De acordo com o SEBRAE, em março os técnicos coordenaram uma doação recebida do Governo do Estado, de nove mil raquetes de palma, planta resistente a cochonilha (pela UACATE). Os produtores dos municípios de Bom Sucesso e Jericó receberam as mudas de palmas e estão sendo orientados para reproduzi-las visando novas doações, para novos produtores da região. Os técnicos informam que cada raquete, em seis meses de plantio se multiplica em até dez unidades.

 

Entre em contato

TwitterCaixa de SugestõesCredenciamentoContato

 
 

AniversariantesAniversariantes

AGOSTO - PARABÉNS!

02/08 Tadeu Arthur Deangeli
04/08 Priscila de Oliveira Maia
10/08 Fernando Agudo
10/08 Mauricio Perez Andrade
12/08 Fernando Gomes
16/08 Paulo Rogério
17/08 Renato Boreli Silva
24/08 Ronaldo Jose Ribeiro
25/08 Célio Norberto do Couto
 
 

AniversariantesIBS Indica

Eventos da FEALQ/ESALQ

 
Destaques
 
Treinamento sobre Técnicas de Microscopia Eletrônica de Transmissão 2013 - 1ª Edição
Período: 12 a 16/08
Confira
VII Simpósio sobre Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos
Período: 14 a 16/08
Confira
11º Curso de Difusão da Gestão da Logística Agroindustrial
Período: 28 a 31/08
Confira
V Simpósio da Cultura da Soja
Período: 02 a 04/09
Confira
 
IBS
IBS Agricultura & Pecuária
www.biosistemico.com.br
Você está recebendo este informativo por estar cadastrado no site do IBS.
Caso queira se descadastrar, clique aqui.
© IBS Agricultura & Pecuária. Todos os direitos reservados.Q11 Agência