Publicação quinzenal
Edição nº 78 - 01/02/2013
IBS Agricultura & Pecuária
IBS Agricultura & Pecuária - IBS Interativo
 
 
TÁ NO CIRCUITO

IBS apresenta, em parceria com o Sebrae-SP, programa agropecuário no Vale do Ribeira/SP. Em parceria com prefeituras municipais, também apresenta nos estados de Pernambuco e Ceará

Os técnicos do IBS, atendendo demandas de produtores de várias regiões do país, continuam apresentando os projetos agropecuários Vaca Móvel e Rufião Móvel

Este mês os programas foram apresentados aos produtores de leite do Vale do Ribeira, no município de Pedro de Toledo-SP. Em fevereiro, produtores cearenses da região de Crato também recebem as mesmas apresentações coordenadas pela parceria do IBS com prefeituras municipais do Ceará. Produtores do estado de Pernambuco também devem receber os técnicos no município de Bodocó, pela parceria do IBS com prefeituras municipais de Pernambuco. "Nessas regiões, os produtores também contam com parcerias de entidades, além dos governos municipais", explica o veterinário Geraldo Oliveira que coordena as ações com o também veterinário Fernando Gomes de Almeida.

Combustível social: IBS em parceria com a Cargill atende produtores nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina

Como já noticiamos aqui na edição interior, o Instituto Biosistêmico (IBS) em parceria com a Cargill, em continuidade ao programa "Combustível Social da Agricultura Familiar", está realizando reuniões com produtores rurais nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Biocombustível na agricultura familiar

O tema dos encontros nesses estados é "Desafios para a Sustentabilidade na Agricultura Familiar". Os técnicos estão percorrendo os municípios de Braganey, Teixeira, Pirassununga, Guaíra, Birigui, Taquarituba, Prudentópolis, Rebouças, Irati, Palmeira Vieiras, Palmeira Cidade, Rio Azul, São Mateus do Sul, Paulo Frontim/Paula Freitas, União da Vitória e Porto União.

O cronograma leva até ao agricultor boas práticas de produção, integrando-o ao programa Biodiesel - Assistência Técnica para a Agricultura Familiar. E acompanha safras, custos variáveis da produção, recomendando técnicas para o controle de pragas e doenças, em conformidade com a capacidade de produção, respeito ao zoneamento agrícola e às legislações ambientais. "O programa vai além das relações de produção e venda, esses produtores estão sendo inseridos em um programa maior, de desenvolvimento e sustentabilidade", explica o técnico do IBS, Moacir Kretzmann.

No início de janeiro a equipe percorreu o estado do Mato Grosso do Sul, atendendo produtores de soja dos municípios de Rio Brilhante, Caarapo, Dourados, Ponta Porã, Maracaju e São Gabriel com o tema "Regulagem de Pulverizadores na Produção de Soja". Entre 2011 e 2012 foram efetuados mais de dois mil atendimentos individuais e palestras, atendendo mais de seiscentos produtores. O programa para produtores de soja atua também no estado de Santa Catarina.

Produção leiteira: IBS em parceria com o Sebrae-SP inicia atividades de 2013

Começam as atividades 2013 pela parceria IBS/Sebrae-SP com o programa Lucra Leite

IBS e Sebrae-SP na elevação da produção leiteira estadual

Lucra LeiteJá começaram as atividades coletivas de campo (2013) pela parceria IBS/Sebrae-SP em diversas regiões produtoras agropecuárias do país. O Escritório do IBS em Marília-SP por exemplo, está atendendo 40 municípios em atividades diversas. Um total de 15 desses municípios estão desenvolvendo atividades leiteiras. Que participam do programa "Lucra Leite" do Sebrae-SP com atendimento pelos programas "Vaca Móvel" do IBS. O objetivo é elevar a produção leiteira planejando a produção.

O programa Lucra Leite foi criado pelo Sebrae em 2008 e até 2012 realizou atendimentos com foco no manejo de bovinos, pastagens, formação de forrageiras, criação, manejo sanitário, nutrição e qualidade da produção de leite.

O grupo gestor do projeto está preparando um balanço final dessa etapa produtiva, mas análises já constatam elevação e estabilização da produção de leite nessa região. A partir de agora os produtores capacitados serão convidados para participar de uma nova etapa do Lucra Leite – a melhoria genética do rebanho. "Essa etapa genética começa após a etapa anterior de organização produtiva (onde o produtor se organiza para evitar perdas financeiras)", explica a Gestora de Projetos do Sebrae-SP em Marília, Cristiane Aguiar.

 

Entre em contato

TwitterCaixa de SugestõesCredenciamentoContato

 
 

AniversariantesAniversariantes

FEVEREIRO - PARABÉNS!

06/02 Fernando César Mioto
08/02 Pericles Renan Manfrim
08/02 Gilmar da Silva Pinto
10/02 Luis Henrichsen
13/02 Carlos Leite
14/02 Hernando Martins dos Santos
14/02 Cristina Sartori
16/02 Marta Andreu Avelhaneda Souza
21/02 Alan Martins Ribeiro
25/02 Antonio do Carmo
 
 

AniversariantesIBS Indica

Eventos da FEALQ/ESALQ

 
Destaques
 
XII Simpósio da Cultura do Feijão
Período: 04 a 06/02
Confira
30º Treinamento sobre Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte
Período: 26/02 a 01/03
Confira
Treinamento e Atualização sobre o Código Florestal Brasileiro Aplicado
Período: 09/03 a 13/04
Confira
Treinamento sobre Auditoria, Perícia e Certificação Ambiental (NBR ISO 14001:2004) - T1/2013
Período: 09/03 e 16/03
Confira
Treinamento sobre Técnicas em Microscopia Eletrônica de Varredura - 2013 (1ª edição)
Período: 11 a 15/03
Confira
10º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial
Período: 25/03
Confira
27º Treinamento sobre Formulação de Ração em Microcomputador para Bovinos Leiteiros
Período: 26 a 28/03
Confira
Treinamento sobre Licenciamento Ambiental Unificado no Estado de São Paulo - Turma 1/2013
Período: 06/04 a 18/05
Confira
Treinamento sobre Crimes Ambientais: Cidadania & Instrumentos de Proteção
Período: 06/04 e 13/04
Confira
28º Treinamento sobre Nutrição e Formulação em Microcomputador para Bovinos de Corte
Período: 09 a 11/04
Confira
Treinamento sobre Legislação Florestal Aplicada
Período: 20/04 a 01/06
Confira
19º Treinamento sobre Suplementação para Bovinos de Corte a Pasto
Período: 23 a 25/04
Confira
 
IBS
IBS Agricultura & Pecuária
www.biosistemico.com.br
Você está recebendo este informativo por estar cadastrado no site do IBS.
Caso queira se descadastrar, clique aqui.
© IBS Agricultura & Pecuária. Todos os direitos reservados.Q11 Agência