IBS Instituto BioSistêmico  
IBS Interativo
Edição nº 9 - 23/10/2009
agenda
05/11
Local: Piracicaba
Supervisão Integrada.
17/11
Local: Marília
Supervisão Integrada.
18/11
Local: Jales
Supervisão Integrada.
caixa de sugestões

Nossa caixa de sugestões está aberta e pronta para receber as suas mensagens.

Entre já e nos ajude a melhorar!

Ir para a Caixa de Sugestões

twitter

Twitter do IBS

ibs indica
I Simpósio sobre Cultivo Protegido de Hortaliças

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia - ESALQ/USP.
Avenida Pádua Dias, 11, Bairro Agronomia. Piracicaba/SP.

Data: 3, 4 e 5 de novembro de 2009

Objetivos: Fornecer conhecimentos e novas informações sobre o cultivo de hortaliças em ambiente protegido, com ênfase para a produção em solo e em substratos, segmento que vem crescendo nos últimos anos.

Confira o folder para mais informações

24º Treinamento Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte

Período e horário: 19 a 22 de outubro de 2009; dia 19/10, das 14h às 18h e nos dias 20 a 22/10, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Local: Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia, da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

Público-alvo: Profissionais relacionados à produção de bovinos de corte e estudantes relacionados a ciências agrárias.

Programa: Princípios básicos para o manejo das pastagens em sistema rotacionado intensivo de produção. Amostragem de solo, calagem e adubação de pastagens. Estabelecimento e recuperação de pastagens. Identificação e controle de pragas de pastagens. Controle de plantas daninhas em pastagens. Utilização de cercas elétricas em pastejo

Confira o site para mais informações

COMUNICA IBS
Ribeirão Preto desfruta de melhorias na Ovinocultura com auxílio do Projeto de Ovinos da região

O Grupo de Ovinos da Região de Ribeirão Preto foi formado há 3 meses e já apresenta bons resultados. Em pouco tempo, já puderam comemorar a queda na mortalidade e o aumento de procriação de seu rebanho. O Grupo consiste de 22 produtores que recebem visitas mensais dos veterinários do IBS. Além das visitas técnicas, os produtores são beneficiados pelo acompanhamento do Cordeirão, que com tecnologia de ultrassom, busca produção de qualidade e o melhoramento do rebanho.

Como concretização da qualidade do trabalho dos técnicos do IBS e da importância do Projeto de Ovinos do SEBRAE, o site, Farmpoint, divulgou matéria no dia 19 de Outubro de 2009, destacando o Grupo de Ribeirão Preto e os resultados obtidos através da assessoria do SEBRAE e do IBS. Nesta matéria, alguns produtores disseram que com a assessoria técnica e com a criação do grupo, se sentem menos frágeis e pensam em ampliar a sua criação.

Confira neste link a matéria na íntegra.

 
 
 
 
Escritórios de Jales e Itapeva têm novo endereço

Os escritórios de Jales e Itapeva estão de cara nova. Os dois escritórios procuravam um espaço maior já que a carga de trabalho vem aumentando cada vez mais. Além disso, cada um está com novas estagiárias para ajudar na administração do escritório.

O coordenador de Itapeva, Reinaldo Lopes, oferecerá uma inauguração no dia 3 de Novembro para celebrar a mudança para o novo escritório e contará com um buffet de comida japonesa, muito comum na região. O escritório de Itapeva trabalha, principalmente, com Apicultura e Orgânicos. O escritório de Jales, cuja coordenadora é Marta Avenalhada, trabalha principalmente com Leite, Ovinocultura, Heveicultura e Apicultura e também fará uma festa de inauguração, com data ainda indeterminada.

 
 
 
 
FIQUE LIGADO
III Módulo de Capacitação de Consultores acontece nos dias 29 e 30 de outubro

O III Módulo de Capacitação de Consultores, chamado “Sistema de Atuação com Produtores Rurais”, acontecerá na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de Outubro, com uma carga horária de 10 horas. O treinamento terá como principal foco a dinâmica de grupo. Em um módulo totalmente vivencial, o treinamento abordará assuntos que envolvem a utilização de dinâmicas de grupo e como fazer a escolha certa, apontando os cuidados que se deve ter em relação a estas dinâmicas. Os consultores irão receber outras dicas de técnicas de abertura e fechamento de reuniões, eventos e oficinas.

Este será o último módulo, abrindo espaço para o final do treinamento, que será a supervisão.

Segue abaixo fotos do último Módulo do treinamento:

 
 
 
 
TÁ NO CIRCUITO
Acontece em Fernandópolis o Encontro Regional de Produtores de Leite

A cidade de Fernandópolis recebeu no dia 22 de Outubro, o Encontro Regional de Produtores de Leite, que foi realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis. O encontro teve a finalidade promover o diálogo e a troca de experiência entre produtores de várias regiões.

A primeira parte do evento contou com a apresentação de grupos de 4 regiões diferentes. Os grupos foram de Votuporanga, Palmeira D´oeste, Guarani e Rubinéia. Cada grupo apresentou suas experiências e os resultados do seu trabalho dentro de Grupo de Leite da sua região. Durante as apresentações, produtores faziam perguntas e comentários sobre os trabalhos realizados.

A parte da tarde foi destinada a palestras. A primeira, intitulada “Aspectos Gerais de Meio Ambiente com Ênfase em Reserva Legal”, foi ministrada pela Dra. Rita Maria Borges Franco, advogada especialista em Meio Ambiente. Já a segunda palestra, “Mudando de Vida Produzindo Leite”, foi ministrada pelo produtor, Nivaldo Michetti, de Santana do Itararé, Paraná.

Confira o convite eletrônico (clique na imagem para ampliar):

 
 
 
 
IBS participa da FEILEITE

Entre os dia 3 e 7 de Novembro acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, mais uma FEILEITE, evento focado em pequenos médios e grandes produtores da cadeia produtiva de leite.

A Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, FEILEITE, tem como objetivo mostrar e buscar investimentos constantes na qualificação de produtores e em mecanismos de produção. O evento visa criar um ambiente propício ao fechamento de negócios que possam aprimorar e estimular o crescimento da cadeia produtiva de leite.

Este ano, o IBS estará participando junto ao SEBRAE/SP, levando a Vaca Móvel e o Rufião para a exposição.

Confira o site do evento para mais informações.

 

Instituto BioSistêmico

 

Desenvolvimento: Q11 Agência