IBS Instituto BioSistêmico  
IBS Interativo
Edição nº 8 - 07/10/2009
caixa de sugestões

Nossa caixa de sugestões está aberta e pronta para receber as suas mensagens.

Entre já e nos ajude a melhorar!

Ir para a Caixa de Sugestões

twitter

Twitter do IBS

ibs indica
I Simpósio sobre Cultivo Protegido de Hortaliças

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia - ESALQ/USP.
Avenida Pádua Dias, 11, Bairro Agronomia. Piracicaba/SP.

Data: 3, 4 e 5 de novembro de 2009

Objetivos: Fornecer conhecimentos e novas informações sobre o cultivo de hortaliças em ambiente protegido, com ênfase para a produção em solo e em substratos, segmento que vem crescendo nos últimos anos.

Confira o folder para mais informações

24º Treinamento Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte

Período e horário: 19 a 22 de outubro de 2009; dia 19/10, das 14h às 18h e nos dias 20 a 22/10, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Local: Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia, da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

Público-alvo: Profissionais relacionados à produção de bovinos de corte e estudantes relacionados a ciências agrárias.

Programa: Princípios básicos para o manejo das pastagens em sistema rotacionado intensivo de produção. Amostragem de solo, calagem e adubação de pastagens. Estabelecimento e recuperação de pastagens. Identificação e controle de pragas de pastagens. Controle de plantas daninhas em pastagens. Utilização de cercas elétricas em pastejo

Confira o site para mais informações

FIQUE LIGADO

IBS agora em Rondônia

Uruguai, Rondônia... onde mais?

O IBS está mais uma vez abrindo portas e expandindo. Desta vez as mudanças estão dentro do Brasil.

A partir desta semana, Rondônia faz parte da área de abrangência do IBS, que foi procurado para se associar ao SEBRAE de Rondônia e realizar projetos na área. Uma Vaca Móvel já foi enviada para a cidade de Jí-Paraná. Lá, o médico veterinário Marcos Girotto estará realizando atendimentos nas propriedades de 13 municípios.

O IBS começará a atuar atendendo 50 produtores.

 
 
 
 
TÁ NO CIRCuITO
IBS participa da maior feira de tecnologia de Rondônia

Acontecerá em Rondônia, entre os dias 7 e 11 de outubro, a maior Feira de Tecnologia do estado de Rondônia, o INOVA RONDÔNIA e o IBS estará presente. O evento acontecerá na cidade de Jí-Paraná, dentro do Ginásio de Esportes Gerivaldão.

O médico veterinário Marcos Girotto marcará presença junto à Vaca Móvel na feira, que tem como foco a disseminação e conhecimento de novas tecnologias.

O evento contará com vários espaços para demonstrar a capacidade inovadora do estado.

 
 
 
 
IBS participa de Seminário de Agronegócios de Araçatuba

O IBS estará apoiando e participando do Seminário de Agronegócios de Araçatuba, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro.

O evento contará com várias palestras tratando de tópicos como “Produção Orgânica: Certificação e Venda Direto ao Consumidor”, “Frutas: Da Produção ao Consumo”, “Panorama do Mercado de Ovinos e Gestão de Negócios”, e “Mudando de Vida Produzindo Leite”.

A realização do seminário será no Centro de Convenções do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O evento será gratuito.

Clique na imagem abaixo para mais informações.

 
 
 
 
Dia de Campo em Américo de Campos conta com presença da Vaca Móvel e Rufião

Aconteceu no dia 29 de setembro, em Américo dos Campos, mais um Dia de Campo. O evento contou com demonstrações da Vaca Móvel e do Rufião e palestra técnica com o tema, "Suplementação de Gado Leiteiro". O Engº Agrônomo e consultor do IBS, Afonso Voltan, fez uma apresentação, mostrando a evolução do projeto na região.

O senhor José Eustáquio Ferraz, produtor dono da Fazenda Guaporé, e participante do Projeto de Leite da região, deu seu depoimento a respeito do projeto, destacando o aumento de produtividade e redução de custos como exemplos de sucesso que obteve participando do projeto.

O Dia do Campo contou com a participação de 72 pessoas, incluindo 46 produtores.

Confira algumas fotos do evento:

 
Instituto BioSistêmico
Desenvolvimento: Q11 Agência