IBS Instituto BioSistêmico  
IBS Interativo
Edição nº 4 - 30/07/2009
agenda
04/08
Local: Max Plaza Hotel, Marília
Supervisão de Leite
05/08
Local: Escritório de Marília
Supervisão de Ovinos
06/08
Local: Escritório de Marília
Supervisão de Apicultura
caixa de sugestões

Bem-vindo(a) a mais uma novidade do IBS.

Com tantas Inovações e tantas mudanças dentro da nossa Instituição, não poderíamos deixar de abrir as portas para ouvir as suas sugestões. Para isso serve nossa “Caixinha de Sugestões”.

Acesse o link e encontrará um formulário. Deixe seus elogios, sugestões, reclamações e recados.

Não queremos saber somente suas ideias a respeito deste newsletter, mas também de todas as áreas do IBS.

Sua sugestão pode ser anônima, se quiser.
O importante é comunicar.

Ir para a Caixa de Sugestões

ibs indica
EXPONOBRE

Clique na imagem para mais informações.

IEPEC oferece curso de nutrição e formulação de rações para bovinos de corte com microcomputador

Confira abaixo as informações sobre o curso e acesse o site www.iepec.com.br para se inscrever:

Data de início: 01/08/09
Categoria: Gado de corte .
A quem se destina: Produtores, pesquisadores e técnicos que trabalham com nutrição e produção de bovinos de corte.
Duração: 80 horas-aula.
Professor: Dr. Antonio Ferriani Branco

Os programas BeefMax e NutriMax estão incluídos no curso.

O curso “Nutrição e Formulação de Rações para Bovinos de Corte com Microcomputadores” abordará todos os temas relevantes para a compreensão desta área fundamental da nutrição e produçãode bovinos de corte.

Os alunos terão conhecimento de quais as análises de alimentos mais importantes, como caracterizar os alimentos em relação às frações nitrogenadas e carboidratos, bem como, os principais conceitos sobre alimentos.

Também aprenderão como determinar as exigências de proteína, energia, minerais e vitaminas de bovinos de corte, além da predição de consumo de alimentos, tudo tendo como base o NRC (2000) e Exigências Nutricionais de Zebuínos (2006).

Em seguida, serão abordados os princípios de formulação de rações, e por final o uso do programa BeefMax, que avalia e otimiza dietas, e do programa NutriMax, que formula dietas de custo mínimo.

Curso aprofundado de formulação de Rações é oferecido pela ESALQ

A ESALQ ministrará, no mês de agosto, um curso de formulação de rações com microcomputadores com aulas presenciais e assuntos mais aprofundados.

Confira as informações abaixo:

Período e horário: 25 a 27 de agosto de 2009, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
Local: Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia, da ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP
Público-Alvo: Profissionais relacionados à produção de bovinos de corte e estudantes relacionados a ciências agrárias, com conhecimento em informática.
Programa: Conceitos básicos e aplicados na nutrição de bovinos de corte. Exigências nutricionais de bovinos de corte. Uso de aditivos e anabolizantes. Aulas práticas para formulação de rações em microcomputadores para bovinos de corte envolvendo simulações para suplementação energética e protéica de animais em sistemas de exploração de pastagens e confinamento.
Número de vagas: 24

Acesse o site www.fealq.org.br para mais informações e para se inscrever!

COMUNICA IBS
Vaca Móvel completa um ano!

Esta quarta edição de nosso newsletter está celebrando o aniversário do Projeto “Vaca Móvel” que completa neste mês, um ano.

A Vaca móvel é um projeto inovador que iniciou os seus primeiros atendimentos na região de Votuporanga com apenas uma unidade móvel, fazendo parte do Projeto de Leite do Sebrae. Agora, todas as regiões de SP são atendidas pela Vaca Móvel e temos 4 vacas em atuação. O IBS tem a projeção de estar com 10 unidades móveis atuando no estado de São Paulo até o final do ano.

Vaca MóvelA Unidade Móvel de Qualidade de Leite visita as propriedades que fazem parte do projeto do Sebrae para monitorar a cadeia produtiva do leite, testando-o para garantir o maior nível de qualidade possível. Através desse programa, o produtor tem maior capacidade de descobrir antecipadamente como está a qualidade de seu leite e o que fazer para melhorar, caso seja necessário. Desta forma, o produtor gasta menos e aumenta tanto a quantidade quanto a qualidade do leite.

Neste dia, o IBS gostaria de parabenizar a todos que fizeram parte desse processo, desde o desenvolvimento do projeto até os consultores responsáveis por cada unidade móvel.

Parabéns!!

 
 
 
 
TÁ NO CIRCUITO
IBS tem participação na BioBrazil Fair

Dia 23 de Julho foi aberto oficialmente pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a BioBrazil Fair, Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. A quinta edição da feira, que foi realizada em SP, é uma vitrine nacional de tendências e acontece em um momento favorável devido ao crescimento de 20 a 30% ao ano no segmento de Orgânicos no Brasil.

Este ano, a BioBrazil Fair reuniu mais de 21.000 visitantes, e mais de 150 expositores, incluindo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Ciência e Tecnologia. Foi dentro do estande do Ministério de Agricultura que o IBS esteve presente. Ricardo Cerveira e Priscila Terrazzan fizeram duas apresentações: “Produto Orgânico é mais nutritivo que Convencional? Então Prove!” e “Produto Orgânico: Seu valor e Preço”.

Tanto a feira quanto as apresentações foram um sucesso! Confira as fotos abaixo!

Na foto: Pedro, da BioBrazil Fair (esq.), Reinold Stephanes, Ministro da Agricultura (centro) e Priscila Terrazzan, do IBS.
 

Priscila Terrazzan, do IBS, e o Senador Eduardo Suplicy.
 
 
 
 
Agrifam 2009 traz novidades e conta mais uma vez com presença da Vaca Móvel e Cordeirão

AGRIFAMA 6ª Feira da Agricultura Familiar e Trabalhador Rural (AGRIFAM) acontecerá entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto na cidade de Agudos, SP. A edição 2009 do evento contará com mais de 45 mil visitantes e mais de 200 expositores.

Uma das principais atrações da Agrifam é o Sítio Modelo, que trará ao trabalhador rural informações sobre maneiras ideais de cultivo e criação, que dão soluções de baixo custo para o agricultor. É no Sítio Modelo que poderá encontrar o “Cordeirão” e a “Vaca Móvel”, que estarão fazendo apresentações durante toda a feira. Podemos contar, também, com a participação do nosso Diretor e Engº Agrônomo, Ricardo Cerveira, que fará uma palestra sobre Orgânicos.

Confira o site www.agrifam.com.br para mais informações.

 
 
 
 
Vaca Móvel e Cordeirinho participam do 40º EXAPIT

Acontecerá entre os dias 1 e 9 de Agosto, o 40º EXAPIT, Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã, no Parque de Exposições “Otávio Barros Castanheiras” em Tupã, SP.

O evento contará com várias atrações como um show de adestramento no dia 02, Leilão de Gado de Corte no dia 03, e várias palestras técnicas no dia 05 de Agosto. Entre os temas estarão, “Qualidade do Leite”, “Produção Intensiva de Ovinocultura de Corte”, e “Rastreabilidade e certificação em bovinos”. Além disso, o evento poderá contar com a presença da “Vaca Móvel” e do “Cordeirinho” nos dias 06 e 07.

Confira o site www.exapit.com.br para mais informações.

Instituto BioSistêmico
Desenvolvimento: Q11 Agência