Notícias

Zootecnia: fomento do agronegócio e contribuição para qualidade de vida da população

O 13 de maio foi escolhido para celebrar o dia do zootecnista, pois remonta à aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, realizada nesta data, no ano de 1966. Por meio da Lei 5550 de 04 de dezembro de 1968, a profissão foi regulamentada no País.

A Zootecnia reúne um amplo campo de saberes com atuação sistêmica em diferentes cadeias produtivas. O zootecnista busca melhorar a produtividade e a rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal, como carne, ovos, leite e os respectivos derivados. Coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos e aves.

Além de fazer o planejamento agropecuário, promove o melhoramento genético, define a nutrição dos animais e aplica técnicas de reprodução. O profissional pode ainda pesquisar nutrientes, acompanhar a fabricação de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para animais, atuando no controle da qualidade dos produtos. Trabalha também na indústria alimentícia, na produção de alimentos de origem animal, como embutidos e laticínios.

O trabalho do zootecnista, juntamente com outros profissionais das Ciências Agrárias, impulsiona o agronegócio e dá suporte para o crescimento da economia, além de contribuir na garantia da segurança alimentar, item fundamental para a qualidade de vida da população.

 

Parabéns, zootecnista!

Voltar ao topo