Notícias

Workshopp debate a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja

20180614-183319-1O VII Workshop SojaPlus Sustentável reuniu cerca de 300 estudantes de diversos cursos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV). Realizado na UFV pela equipe AGROPLUS no dia 14 de junho, o evento contou com a participação de instituições parceiras do Programa Soja Plus, como a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Cargill, Instituto BioSistêmico (IBS) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) .O workshop teve como objetivo debater a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja e as perspectivas do Soja Plus.

Na abertura do evento, foi apresentado o vídeo institucional do Programa Soja Plus Minas Gerias e, na sequência, foi iniciada a programação de palestras. O gerente de sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires, abordou a “Sustentabilidade da Soja Brasileira”, seguido da apresentação da analista de sustentabilidade da Cargill, Letícia Matias, que falou sobre a “Sustentabilidade na Cargill”. A coordenadora técnica de projetos do IBS, Débora C. Marchini Passarini, apresentou o Programa Soja Plus Goiás, e, na sequência, o superintendente do INAES do Sistema FAEMG, Pierre Vilela, falou sobre “Calculadora de Sustentabilidade”.

Na ocasião, os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre sustentabilidade na cadeia produtiva da soja e ampliar o conhecimento sobre o assunto. Além disso, foram apresentadas as possibilidades de participação dos estudantes no programa e como essa experiência pode ser enriquecedora para a carreira desses futuros profissionais das Ciências Agrárias. No dia seguinte ao workshop, representantes do Soja Plus se reuniram em Viçosa-MG para planejar as ações do programa até janeiro de 2019.

Sobre o programa

O Soja Plus é um programa de gestão transparente e participativo que busca o melhoramento contínuo da propriedade rural. Capacita gratuitamente os produtores, com distribuição de materiais e promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais e regularização ambiental. Além disso, são realizados dias de campos e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho nas propriedades.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo