Notícias

Volume de soja certificada da Cargill cresce 75% e 143 produtores recebem bonificação

 

Foto: Regina Groenendal/IBS

A Cargill começou a realizar, no mês de junho, o pagamento de um valor adicional (prêmio) aos produtores que comercializaram soja sustentável certificada 3S na safra 2019/2020, que representa um aumento de 75% em relação ao volume comercializado na safra 2018/2019. Ao todo, 143 produtores dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná e Rondônia foram beneficiados pela iniciativa.

Comparando com a safra anterior, são 48 produtores a mais que comercializaram soja certificada pelo Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) e que receberão parte de 50% do lucro líquido obtido pela Cargill com a venda de soja certificada.

“Esse crescimento prova que os produtores brasileiros estão realizando o processo de melhoramento contínuo, atendendo cada vez mais aos requisitos de sustentabilidade exigidos pelo Programa 3S e pela compra da soja ao redor do mundo”, explica Renata Nogueira, gerente de Sustentabilidade da Cargill no Brasil. “Trabalhamos lado a lado com o produtor, oferecendo expertise e insumos para uma produção sustentável. Com isso, o Brasil dá mais um passo para atender as demandas por soja certificada”, ressalta.

Para obter a certificação 3S, os grãos produzidos nessas fazendas devem comprovar desmatamento zero desde 2008, gestão da emissão de gases de efeito estufa, boas práticas agrícolas e o bem-estar do trabalhador rural.

“Essa premiação nos orgulha muito, pois é o reconhecimento do esforço de um trabalho continuado que temos desenvolvido com a implementação de uma série de melhorias orientadas pelas equipes do IBS no Programa 3S”, afirma o produtor Nilson Aparecido Forastieri, que tem propriedade atendida pelo 3S no município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.

Sobre o Programa 3S

Criado em 2010 e reconhecido em 2015 pela FEFAC – Federação Europeia dos Fabricantes de Ração Animal (European Feed Manufacturers’ Federation) como uma das certificações de sustentabilidade recomendadas para os membros da entidade, o Programa 3S é resultado da parceria entre a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) para promover a sensibilização dos produtores, o diagnóstico da propriedade e a elaboração de um plano de ação individual baseado no conceito de melhoria contínua.

Além de promover a produção mais sustentável, o 3S reforça a importância do cumprimento legal nos temas ambiental, trabalhista e de saúde & segurança, diminuindo riscos ao negócio, como multas, entre outros. Todo o programa é oferecido de maneira gratuita e voluntária ao produtor.

O IBS ainda realiza semestralmente visitas técnicas para orientação e oferece diversos canais de comunicação com o produtor para que ele possa sanar suas dúvidas a qualquer momento via portal 3S, grupos em aplicativos de mensagens e central de atendimento.

Dados coletados para diagnóstico e plano de ação

No portal do Programa 3S, todos os dados coletados em campo são armazenados de maneira segura e confidencial. Cada produtor possui um acesso exclusivo que permite visualizar seu diagnóstico, plano de ação e fazer a gestão dos indicadores de sustentabilidade de sua propriedade, além de acesso a notícias do setor e novidades do programa.

Por meio da análise dos dados coletados em campo é possível identificar os maiores desafios para cada região e propor ações de melhoria. Como resultado deste trabalho, foram produzidos 12 e-books que abordam o uso de equipamentos de proteção individual (conhecidos como EPIs), além de questões como a saúde e a segurança no trabalho dos produtores rurais.

O Programa 3S faz o tratamento dos dados coletados em campo, com os quais calcula a emissão de gases de efeito estufa durante o cultivo de soja de cada propriedade participante, visando diminuir o impacto no meio ambiente.

Fonte: Cargill

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo