Notícias

Visitas a hortas conscientizam estudantes sobre a importância da alimentação saudável

Mais de 500 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer onde e como são produzidos alimentos saudáveis em uma ação executada pelo programa de “de grão em grão” da Fundação Cargill em conjunto com o  Instituto BioSistêmico (IBS). Os grupos de alunos – de 1ª a 5ª série do ensino fundamental da rede pública – participaram de visitas monitoradas a hortas em propriedades rurais atendidas pelo programa nas cidades de Santarém-PA e São José do Rio Pardo-SP.

As visitas integram o módulo “Escolas” do programa “de grão em grão” que tem como missão promover conscientização e aprendizados sobre a importância da alimentação saudável. De 14 a 18 de setembro, participaram 200 estudantes de escolas de Santarém. De 19 a 23 de outubro, participaram 350 estudantes de escolas de São José do Rio Pardo.

“Foram manhãs e tardes proveitosas para as crianças que ficaram maravilhadas nesse contato com o meio rural. Mostramos aos alunos como funciona a produção da agricultura familiar responsável pelo fornecimento de hortaliças que eles consomem na merenda escolar”, relatou o engenheiro agrônomo Oscar Uekawa, consultor do IBS que monitorou a visitação às hortas.

Como se fosse uma sala de aula ao ar livre, o engenheiro agrônomo ensinou como devem ser cultivadas as hortaliças, explicando as condições ideais de plantio, escolha do local, preparo do solo, o plantio das mudas, tratos culturais, controle de pragas e doenças até o momento da colheita.

Na programação, os agricultores explicaram para a garotada como é o dia a dia do trabalho nas hortas e como a produção é comercializada. As atividades contaram com a participação de voluntários da Cargill que explicaram como são produzidas as mudas e como é feito o transplantio para as hortas. Ao final das visitas, cada estudante ganhou uma muda de alface para plantar em casa.

Clipping: confira neste link matéria do jornal Gazeta do Rio Pardo sobre o programa “de grão em grão”.

Voltar ao topo