Notícias

Trabalho voltado ao fomento da diversificação de culturas na agricultura familiar

Devonzil produz soja, milho e feijão, além de criar bovinos, suínos e ovinos. Fotos: Regina Groenendal/IBS

Devonzil produz soja, milho e feijão, além de criar bovinos, suínos e ovinos. Fotos: Regina Groenendal/IBS

Na assistência técnica executada pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no programa de agricultura familiar da Cargill, os técnicos atuam muito além do suporte para a produção de soja. As equipes estão capacitadas para fomentar atividades que favoreçam a sustentabilidade da propriedade e, nesse contexto, não poderia ficar de fora a diversificação das culturas. Em todas as regiões atendidas, não faltam exemplos de produtores que diversificam a produção e contam com o suporte técnico do programa.

Em Prudentópolis-PR, Devonzil Antonio Cosmo é atendido há seis anos no programa e aumentou a produção de soja de 46 sacas para 75 sacas por hectare, o que ele atribui, principalmente, às análises e correção de solo. Apesar de a soja ser o principal produto comercializado, ele produz milho e feijão, além de criar bovinos, suínos e ovinos.

Para o consumo de casa, temos uma horta completa, um pomar diversificado, além de frango e ovos. Fora, compramos apenas sal, açúcar, farinha, arroz e óleo de soja. O restante é tudo resultado do que produzimos”, relatou Devonzil que aproveita as visitas técnicas do IBS para esclarecer dúvidas sobre o cultivo de milho e feijão.

Atendido há dois anos no programa, Heraldo Guevara, de Dourados-MS, dedica-se ao cultivo de soja, milho e banana, além de ajudar o sogro na apicultura. Ele afirma que está muito satisfeito com o programa, pois tem a venda da soja garantida e conta com uma assistência técnica de excelente qualidade. “O programa é tão bom que eu indiquei para meu pai e amigos para ingressarem também. A Cargill é uma empresa idônea, na qual podemos confiar nossa produção”, destacou Herlado.

Elissandro José Zarpelon, de Imbituva-PR, é outro exemplo de agricultor que diversifica a produção. Faz rotação de cultura com soja e milho e também cultiva uva. Ele ingressou no programa nesta safra e espera aumentar a produtividade e reduzir os custos com aplicação de produtos.

Na última aplicação que eu fiz, constatei que não havia necessidade do herbicida e deixei para a próxima aplicação, economizando 20 reais por hectare. Essa foi uma decisão que pude tomar com as informações que obtive na palestra realizada pelo IBS que orientou muito bem sobre os produtos mais adequados e, principalmente, o momento correto para cada aplicação. Um agricultor bem informado, conduz a lavoura de forma mais eficiente e eu espero melhorar muito meu nível de conhecimento com a assistência técnica do programa”, adiantou Elissandro.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo