Notícias

Trabalho integrado garante bons resultados para criadores e selecionadores de gado

Ricarte acompanha o procedimento de aspiração na propriedade dele

Ricarte acompanha o procedimento de aspiração na propriedade dele

A família do produtor rural Ricarte Procópio de Lucena tem tradição na atividade leiteira há mais de 50 anos, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Ele começou no segmento na década de 90 e, a partir do ano de 2000, começou a trabalhar com genética. Atualmente, além de produzir leite, cria e seleciona gado PO holandês e girolando registrado, no sítio de 60 hectares, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na várzea do rio Potengi.

Há dois anos, Ricarte é atendido no projeto Gene Leite. “Esse projeto traz a tecnologia de última geração para o melhoramento genético dos nossos rebanhos. Realizar a FIV com transferência de embriões seria impossível por causa do alto custo, mas, com a parceria do Sebrae/RN e do IBS, pagamos por 20% do valor do atendimento e o Sebrae assume 80% do custo”, relata o produtor.

Para ele, outra vantagem é o acompanhamento do Rufião Móvel e do Vaca Móvel. Com as análises feitas no leite, passou a ter mais qualidade no produto e recebe uma bonificação na venda da produção a um laticínio da região. Além disso, com a realização dos exames de ultrassom, passou a fazer o controle reprodutivo, o que reflete positivamente na produção de leite e na seleção de animais para comercialização.

Teixeira obteve o aumento dos índices zootécnicos e de prenhezes do rebanho

Teixeira obteve o aumento dos índices zootécnicos e de prenhezes do rebanho

“Graças à consultoria feita com as unidades móveis, temos informações preciosas que nos ajudam a tomar as melhores decisões. Quem mexe com genética não pode ter perda de animais, pois o investimento é alto. Por isso, a orientação dada pelos consultores do IBS e o acesso à FIV fazem toda a diferença nos resultados da minha propriedade”, destaca Ricarte.

Gene Corte

Assim como Ricarte, o produtor Júnior Teixeira está satisfeito com os resultados obtidos desde que ingressou no projeto Gene Corte, há dois anos. Na Fazenda e Haras Bom Pasto, no município de Serrinha – RN, ele cria e seleciona gado puro da raça sindi.

“Eu já utilizava a fertilização in vitro, mas, com o projeto, diminuíram os custos e aumentou eficiência da propriedade. A junção do trabalho de FIV com o acompanhamento dado pelo IBS, por meio das unidades móveis, possibilita a correção de problemas que as matrizes venham a ter. Com todo esse trabalho integrado, obtive o aumento dos índices zootécnicos e de prenhezes em minha propriedade”, comemora o produtor.

Teixeira Júnior pontua que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/RN em parceria com o IBS no fomento à pecuária do Estado é importante, pois amplia o acesso à tecnologia de ponta, o que ajuda a desenvolver vários grupos de produtores e não apenas aqueles que teriam condições de custear um procedimento como a FIV, por exemplo. Ele acrescenta que iniciativas como o Gene Leite e o Gene Corte estimulam a cadeia produtiva da pecuária e são fundamentais para a economia do Rio Grande do Norte.

Gene Leite e Gene Corte

Desenvolvidos pelo Sebrae/RN, os projetos Gene Leite e Gene Corte reúnem o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução animal, com a disseminação de genética de qualidade, por meio da fertilização in vitro (FIV) com transferência de embriões. Os atendimentos aos criadores de gado de leite e de corte são executados pelo Instituto BioSistêmico e a fertilização in vitro é realizada no laboratório da FertVitro, em São José do Rio Preto – SP.

O IBS coordena toda logística de seleção das vacas matrizes, coleta do material genético, transporte aéreo de ida e volta entre Natal – RN e São José do Rio Preto – SP, além do implante dos embriões nas vacas receptoras, que recebem acompanhamento nos meses posteriores.

Na Bom Pasto, investe-se no melhoramento genético da raça cindy

Na Bom Pasto, investe-se no melhoramento genético da raça sindi

Voltar ao topo