Notícias

Trabalho do IBS no Mais Gestão busca o aprimoramento das práticas gerenciais dos empreendimentos

Programa ATER Mais Gestão

Com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados, o Programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar. O Programa ATER Mais Gestão é fruto de um contrato de gestão entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), atualmente ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Contratado por meio da Chamada Pública ANATER Nº 006/2018 para execução do Programa ATER Mais Gestão desde janeiro de 2019, o Instituto BioSistêmico (IBS) atende 31 empreendimentos da agricultura familiar inseridos no lote 29 do Estado de São Paulo, que abrange as regiões noroeste e oeste do território paulista. O trabalho da equipe do IBS começou com a mobilização e adesão das cooperativas e associações de agricultores familiares. Na sequência, foram feitos diagnósticos, que proporcionam a base para elaboração de um plano de ação que orienta as atividades de assessoria gerencial a serem desenvolvidas até dezembro de 2020.

De acordo com Sidnei Niederle, coordenador do IBS no projeto, há um encadeamento de ações a serem desenvolvidas com os empreendimentos, a fim de aprimorar processos de tomada de decisão, procedimentos operacionais de gestão e práticas mercadológicas.

Programa ATER Mais Gestão

“Estamos no cerne do projeto, que é a execução de metas dinâmicas, ou seja, a assessoria gerencial, que normalmente se dá em visitas técnicas, oficinas, cursos ou estudos e projetos técnicos. Esta etapa do projeto nos coloca uma vez por mês no empreendimento, apoiando o corpo dirigente. Além destas atividades em que a equipe se faz presente na cooperativa ou associação, estamos promovendo atividades de característica territorial, que reúnem no contexto de um tema de interesse comum, um grupo de cooperativas para atividades coletivas”, explica Niederle.

Em setembro, foi realizado o levantamento produtivo e comercial em todos os 31 empreendimentos atendidos. Este levantamento permitiu ao projeto ter uma visão geral da condição de oferta de todos os beneficiários do Mais Gestão. Uma ação que possibilita ao empreendimento sistematizar suas informações de oferta, o que significa poder estabelecer estratégias futuras de mercado.

A equipe multidisciplinar do IBS mantém um fórum de discussão permanente sobre os empreendimentos e as diferentes situação encontradas nos atendimentos de assessoria gerencial. Esta troca de experiência e o debate coletivo dos mais variados desafios encontrados amplia a capacidade de propor soluções gerenciais aos beneficiários. A visão sistêmica, portanto, se faz presente na forma de atuação da equipe, que está focada no aprimoramento das práticas gerenciais dos grupos e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades alcançadas, como deve ser a ação de ATER.

“Estamos construindo agendas para reuniões com potenciais compradores. Estas devem ocorrer em parceria com outras instituições e tem por objetivo aproximar os ofertantes (cooperativas e associações), com agentes do mercado, sejam privados ou institucionais. Acreditamos que os empreendimentos que atendemos têm potencial ainda não explorado e será importante que ampliem seus horizontes, no que se refere a mercados”, complementa Sidnei Nierdele.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo