Notícias

Tecnologias desenvolvidas pelo IBS fazem sucesso na Festa do Boi no RN

Entre os dias 10 e 18 de outubro, o Instituto BioSistêmico participou da 53ª Festa do Boi no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Realizado pela Associação dos Criadores do RN (ANORC), o evento é considerado uma das maiores feiras do agronegócio da região Nordeste que reuni milhares de produtores rurais interessados em soluções e tecnologias voltadas para o campo.

Na edição 2015, uma das grandes atrações foi a Fazenda Integrada e Sustentável que o Sebrae/RN apresentou com a participação do IBS. O espaço serviu para mostrar como os pequenos produtores podem integrar bovinocultura, horticultura e piscicultura, utilizando energias renováveis, como a solar e eólica.

As visitas eram monitoradas e os participantes tiveram oportunidade de conhecer uma ordenhadeira mecânica para demonstração de práticas de higiene no momento da ordenha capazes de aumentar a qualidade do leite do rebanho. No espaço, os visitantes também puderam conhecer o trabalho desenvolvido no Programa Leite e Genética desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o IBS.

IBSgen

Um dos destaques da fazenda foi a apresentação do Laboratório de Melhoramento Genético Animal (IBSgen), inaugurado em setembro pelo IBS em Natal-RN para atender as demandas dos projetos Gene Leite e Gene Corte desenvolvidos pelo Sebrae com execução do IBS, assim como para facilitar o acesso à técnica de fertilização in vitro (FIV) para os produtores rurais nordestinos.

De acordo com o coordenador do IBS na região Nordeste, Fernando Almeida, o evento é uma importante vitrine para os projetos desenvolvidos pelo Instituto BioSistêmico na região em parceria com o Sebrae. “A festa do boi reúne milhares de criadores que passam a conhecer nossas soluções tecnológicas, o que aumenta a possibilidade de expansão do nosso trabalho para outros Estados, nos quais ainda não atuamos”, destacou.

“O público comum da feira e os criadores ficaram muito surpresos com a instalação do IBSgen no RN, pois até então a tecnologia de FIV era restrita a outras regiões do Brasil, o que encarecia muito os custos para utilizá-la no melhoramento genético dos rebanhos nordestinos”, acrescentou o coordenador do IBSgen, o médico veterinário Geraldo Nobre.

Segundo Geraldo, o espaço do IBSgen recebeu gestores na área de agricultura e pecuária de outros Estados que demonstraram interesses nos projetos executados pelo IBS no fomento à pecuária de corte e de leite. Além de produtores potiguares dispostos a iniciarem o trabalho de melhoramento genético dos seus rebanhos por meio da FIV, o IBS recebeu produtores do núcleo de criadores da raça Pardo Suíço do Estado do Ceará que demonstraram grande interesse na facilidade de acesso à técnica com o IBSgen.

Voltar ao topo