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Tecnologia na palma da mão para a assistência técnica nas lavouras de soja

No lugar do bloco de atendimento de papel, um tablet em mãos. Assim tem sido a rotina dos consultores do IBS no programa de agricultura familiar da Cargill desde o início da safra 2015/2016, quando passaram a utilizar o Farmforce, um sistema de controle de produção, gerenciamento, rastreabilidade e previsibilidade de resultados.

Criado e desenvolvido pela Syngenta Foundation for Sustainable Agriculture, o software foi adquirido pelo IBS e adaptado para o cotidiano da assistência técnica nas lavouras de soja.

Cada consultor possui um sistema mobile (APP) com dados pré-cadastrados dos produtores. Durante os atendimentos, as informações sobre a lavoura são inseridas no sistema e, quando estabelecida uma conexão de internet, são transmitidas para uma central de dados.

“Com o Farmforce, ganhamos rapidez e praticidade. Ao término de cada dia, temos o resultado do nosso trabalho a campo já transmitido no sistema, com fotos, dados da situação da lavoura e as dosagens recomendadas”, relata o engenheiro agrônomo Murilo Sarausa, consultor do IBS que atua pelo programa de agricultura familiar da Cargill na região de União da Vitória-PR.

Eficiência e praticidade

Conforme explica a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, “os consultores passaram a ter um histórico de fácil acesso de cada talhão. Isso permite acompanhar as atividades de cultivo, as necessidades de controle fitossanitário, assim como facilita a gestão de custos de produção, o que tem sido o fator chave de sucesso para os agricultores familiares”.

De acordo com o analista de sistemas do Instituto BioSistêmico, Ricardo Fagmer, o IBS aumentou a eficiência na entrega dos documentos comprobatórios do projeto ao cliente, assim como a qualidade dos materiais, “Com o Farmforce, os gestores têm uma visão abrangente e precisa para a tomada de decisões”, complementa.

 

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