Notícias

Técnicos participam do Curso Equilíbrio de Bases de Albrecht e Técnicas avançadas de Agroecologia

Projeto Conexão Mata Atlântica

Promovido pelo Componente 3 do Projeto Conexão Mata Atlântica entre os dias 22 e 23 de maio na Faculdade Cantareira na cidade de São Paulo-SP, o curso Equilíbrio de Bases de Albrecht e Técnicas avançadas de Agroecologia reuniu técnicos das empresas executoras do projeto – IBS, ORBE, Plural, Crescente Fértil, ABD, além de técnicos da CDRS e dos projetos PNCF e PCRF, executados pelo IBS.

A capacitação teve como objetivo apresentar o método de recomendação de adubação pautado no equilíbrio de bases de Albrecht, implantação de pomares e florestas, além de orientar os técnicos para atuação a campo nos 4 territórios do projeto Conexão Mata Atlântica. Faz parte de uma série de capacitações realizadas pelo projeto para a qualificação e atualização das equipes técnicas que atuam a campo.

“Essa capacitação é importante, pois orienta aos técnicos de campo o manejo adequado do solo, de forma racional e sustentável para garantir sua conservação, além de possibilitar a utilização de técnicas de adubação e controle de pragas e doenças de maneira sustentável, sem a utilização de insumos químicos”, destacou a coordenadora das atividades do IBS no projeto, Thais Lima.

O curso contou com dois momentos, o teórico realizado no dia 22/05 e a parte prática no dia23/05. Na aula teórica, foi apresentada a técnica de recomendação de análise de solo conhecida como Equilíbrio de Bases de Albrecht, com explicação de porquê é utilizada, como funciona, quais as características e os benefícios desse modelo para o solo e a produtividade. A aula prática foi realizada na Fazenda Experimental da Faculdade Cantareira, com preparo de algumas receitas de tratamento agroecológico para plantas e animais.

Para Juliana Trettel, que coordena as equipes do IBS nos projetos PNCF e PCRF, o curso foi muito proveitoso pelo tema abordado e também pela troca de conhecimentos que houve com toda a equipe envolvida. “Poderemos levar para campo essa experiência, auxiliando cada vez mais as famílias atendidas com conhecimentos base para o desenvolvimento agrosustentável das mesmas”, afirmou.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo