Notícias

Sonho possível: permanecer no campo em sintonia com o mercado atual

Ao lado do marido, Arlinda mantém vivo o sonho do pai, Gabriel Boaventura.

Ao lado do marido, Arlinda mantém vivo o sonho do pai, Gabriel Boaventura.

No Sítio São José, na Zona Rural do Município de Castilho, o legado deixado pelo produtor de leite Gabriel Boaventura está em todos os lugares. “Isso aqui era a vida do meu pai. Ele estava tão orgulhoso das melhorias que conquistamos, seguindo as orientações dos meninos do IBS que sempre o trataram com muito carinho e respeito”, afirma Arlinda Boaventura Fontes, filha de Gabriel que morreu há alguns meses, aos 89 anos, vítima de enfarto.

Arlinda e o marido, Antônio Teodoro Fontes, conheceram o trabalho desenvolvido pelo SEBRAE/IBS durante uma Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural (AGRIFAM), há cerca de três anos. Depois disso, procuraram o escritório regional do SEBRAE em Araçatuba para saber de que forma poderiam se organizar para que os atendimentos fossem realizados na região.

“Eu expliquei tudo ao meu pai e ele ficou meio desconfiado no começo, mas, depois que começaram os atendimentos, ele percebeu que os profissionais vinham para ajudar a tornar o nosso sítio mais eficiente. Ele adorava quando tinha visita, pois era um momento de aprendizado e de passar a experiência dele também”, lembra Arlinda.

De acordo com Antônio Teodoro, que sempre foi o braço direito do sogro, a primeira providência foi renovar o rebanho de 100 vacas (com uma média de 70 em lactação). O que foi feito com a prole do próprio rebanho. “Além disso, melhoramos a parte de nutrição, a sanidade e o controle da reprodução. Com a orientação técnica específica para as nossas necessidades, os resultados começaram logo a aparecer”, garante Antônio.

Quando iniciaram no projeto, há mais de dois anos, a produção do sítio era de 650 litros por dia. Com as mudanças implementadas a partir do projeto, a família passou a produzir 1.000 litros diariamente. “Tudo melhorou e nós queremos continuar no projeto para aumentar ainda mais a produção e a qualidade. Eu preciso levar adiante o sonho do meu pai”, diz Arlinda.

O rebanho da propriedade foi totalmente renovado.

O rebanho da propriedade foi totalmente renovado.

RETOMADA

Na Região de Araçatuba, as ações ocorrem nas áreas de manejo, reprodução e qualidade do leite. Nos últimos meses, os atendimentos não foram realizados porque o projeto está passando por algumas readequações. Não somente dona Arlinda e a família, mas os produtores atendidos pelo IBS na região estão ansiosos pela retomada das atividades. É o que garante o analista do SEBRAE de Araçatuba, Aldo Fernandes.

“Os produtores estão satisfeitos com os bons resultados, com aumento da produtividade e qualidade. É tanto que são constantes os pedidos para a retomada do projeto. Estamos fazendo os últimos ajustes de acordo com a nova formatação e, em breve, pretendemos retomar os trabalhos”, explica o analista do SEBRAE.

Aldo ressalta a importância da parceria entre o IBS e o SEBRAE para o desenvolvimento da pecuária leiteira na região de Araçatuba. “Temos cerca de cinco mil famílias de pequenos produtores rurais que lutam para permanecer no campo, mesmo com o avanço da cana de açúcar. E o leite é a alternativa mais viável para esse pequeno produtor, pois o retorno é imediato. Ele consegue ter um movimento mensal de renda, o que garante a sobrevivência”, analisa.

Para Aldo, é gratificante desenvolver uma parceria que permite a integração do homem do campo com o mundo dos negócios. “Com o trabalho desenvolvido no dia a dia, de acordo com as necessidades específicas de cada propriedade, os produtores começam a trabalhar de uma forma mais dinâmica e condizente com o que o mercado exige. Eles passam a trabalhar com metas e percebem que é possível tornar a propriedade um pequeno negócio”, ressalta.

Voltar ao topo