Notícias

Solução inscrita em desafio proposto pelo IBS vence o 1º Hackathon AgroVet Connect Unimar

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o 1º Hackathon AgroVet Connect Unimar, a equipe vencedora apresentou uma solução para o desafio proposto pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no evento. Voltado para a geração de ideias inovadoras no segmento empreendedor, o evento reuniu estudantes de diferentes áreas no Ginásio de Esportes da Universidade de Marilia (Unimar), entre as 19h do dia 25/03 e 7h do dia 26/03. Os grupos tiveram 12 horas para desenvolver as propostas para os desafios lançados por diferentes empresas participantes.

O Instituto BioSistêmico, além de estar entre os apoiadores do 1º Hackathon AgroVet Connect Unimar, foi uma das empresas desafiadoras. O desafio lançado pelo IBS foi para buscar soluções para o controle da produção de leite em tanques de expansão. Realizar esse controle é uma das dificuldades dos produtores, sobretudo na agricultura familiar, pois não há um sistema que permita monitorar as perdas nas diferentes etapas da produção.

Foram 10 equipes inscritas com propostas de solução para o desfio do IBS. O grupo 9, composto por cinco estudantes da Unimar de diferentes áreas, foi o vencedor. Os estudantes desenvolveram um sistema para monitoramento do rendimento diário, semanal, mensal e anual da produção de leite. A ferramenta, que conta com um medidor de fluxo de vasão e um software, tem como objetivo controlar as perdas e elevar a lucratividade da produção leiteira.

Mentoria

Na ocasião, parte da equipe de Tecnologia da Informação (TI) do IBS participou da mentoria dos projetos relacionados ao desafio proposto pelo IBS. “Apoiamos os participantes no entendimento dos desafios, no funcionamento dos trabalhos em campo e na solução, seja usando tecnologia ou não. Sugerimos ideias, tecnologias, aplicações e modelos que trariam benefícios na solução da demanda”, explica Ricardo Fagmer, coordenador do time de TI do IBS.

De acordo com Fagmer, a equipe de TI do Instituto BioSistêmico também apoiou outros projetos durante o evento, auxiliando os participantes no ramo de tecnologia da informação.

1º Hackathon AgroVet Connect Unimar foi uma realização conjunta do Connect Ambiente de Inovação, da Associação Comercial e de Inovação de Marília, com a Universidade de Marília, através da Unimar EAD, que contou com o apoio da Cooperativa Sicoob.

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo