Notícias

Seminário apresenta os resultados de projeto do INCRA-PR executado pelo IBS

No dia 20 de outubro, o Instituto BioSistêmico promoveu o Seminário Final de Avaliação do projeto do INCRA-PR executado pelo IBS através do contrato 254.000-13 da Chamada Pública 01/2013. Iniciado em 18/11/13 e renovado em 18/11/14, o projeto atendeu 34 assentamentos de Reforma Agrária localizados em 13 municípios da região Noroeste do Paraná, englobando ao todo 1542 famílias.

Realizado em Loanda-PR na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o seminário contou com participação de 80 agricultores beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária, além de representantes do INCRA/PR. Na abertura do evento, o gerente de projetos do IBS, Edivar Lavratti, expôs os trabalhos e tecnologias que a unidade IBSater tem desenvolvido e aplicado na agricultura familiar, com resultados positivos para os agricultores atendidos.

Durante a atividade, além das apresentações da equipe de ATER do IBS na região, os agricultores puderam expressar a importância da assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura. “Os agricultores destacaram pontos como aumento da produção leiteira, melhoria da qualidade do leite, maior acesso ao crédito, aumento da produção agroecológica, atividades específicas para mulheres e jovens, entre outras melhorias”, relatou a gestora do projeto pelo IBS, Thais Lima.

De acordo com Thais, o contrato será finalizado em 17 de novembro de 2015, mas o IBS pretende concorrer no novo Edital de Chamada Pública com lançamento previsto ainda para 2015. A notícia sobre o lançamento do novo edital divulgada durante o seminário foi recebida com entusiasmo pelos agricultores presentes. Eles expressaram grande interesse na continuidade do trabalho desenvolvido pelo IBS nos últimos dois anos na região.

“Ao longo desses dois anos, a equipe de ATER do IBS levou tecnologias de produção agroecológica aos agricultores com o objetivo de produzir alimentos de forma sustentável, garantindo aumento de renda, cuidando do meio ambiente e demonstrando que, quando o trabalho é feito de forma humanizada, o sucesso é garantido”, destacou Thais Lima.

 

Voltar ao topo