Notícias

SEBRAE, SEPROTUR e IBS apresentam tecnologia para a pecuária leiteira no Showtec

O Showtec é considerado um dos maiores eventos agropecuários do Brasil

O Showtec é um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Foto: Luiz Henrique/Fundação MS

Cerca de 13 mil pessoas participaram da 18ª edição do Showtec, realizado entre os dias 22 e 24 de janeiro na sede da Fundação MS, em Maracaju. O público teve acesso às principais tendências do setor agropecuário, além da oportunidade de conhecer o projeto Apoio à Pecuária Leiteira. Esse projeto é desenvolvido no Mato Grosso do Sul pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR), com tecnologia do Instituto BioSistêmico (IBS).

O Showtec é considerado um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Trata-se de uma feira realizada anualmente que se destina a produtores rurais, profissionais ligados ao campo, acadêmicos, entre outros. Na oportunidade, são apresentados lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de estudos que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio no país.

O tema deste ano foi “Inovação tecnológica nas mãos do produtor rural”, o que foi muito bem representado na demonstração do projeto Apoio à Pecuária Leiteira, segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Mato Grosso do Sul, Paulo Engel. No estande do projeto, o público pode conhecer o Vaca Móvel, um laboratório que vai até a propriedade e realiza testes de qualidade do leite, além do Rufião Móvel, com o qual é realizado o exame de ultrassom no gado para o manejo reprodutivo.

“Esse projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, pois leva essas tecnologias que estamos vendo aqui no Showtec para o pequeno produtor rural que, na maioria das vezes, não teria acesso a esse tipo de aparato tecnológico. O leite está sendo priorizado no Mato Grosso do Sul e, para que o produtor da agricultura familiar possa crescer e competir no mercado, é necessário que esteja qualificado”, ressaltou Paulo Engel durante visita ao estande do projeto.

Segundo da esquerda para a direira, Paulo Engel ressaltou a importância do projeto por levar tecnolocgia às mãos do pequeno produtor de leite. Foto: Thiago Freire

Segundo da esquerda para a direita, Paulo Engel ressaltou a importância do projeto por levar tecnolocgia às mãos do pequeno produtor de leite. Foto: Thiago Freire

De acordo com o gerente de Agronegócios do SEBRAE no Mato Grosso do Sul, Marcus Rodrigo de Faria, a iniciativa atende a centenas de produtores de leite de diferentes municípios do Estado, com resultados expressivos em aumento da qualidade e da produtividade do produto. Ele destacou que o SEBRAE também levou ao Showtec o Programa Agroecológico Sustentável (PAIS) e promoveu a rodada de negócios entre produtores e expositores.

“O SEBRAE organizou a participação das unidades móveis do leite para poder apresentar para o produtor essa tecnologia, principalmente neste ano de 2014, em que os trabalhos nesse setor terão uma dimensão maior, um acréscimo no número de produtores atendidos”, afirmou Marcus de Faria.

 Oportunidade de crescimento

Para o produtor rural Max Antônio Souza Morais, que tem propriedade no município de Guia Lopes da Laguna, o projeto representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento social e econômico para as regiões atendidas. Ele disse que irá procurar o SEBRAE para tentar apresentar o projeto entre os produtores de leite de Guia Lopes para que eles tenham oportunidade de conhecer as tecnologias como o Vaca Móvel e o Rufião Móvel.

“Um dos primeiros passos para agregar valor ao leite é saber que ferramentas utilizar para melhorar a qualidade do produto. Pelo que entendi, esse projeto leva tecnologia e informação para que o produtor alcance uma boa qualidade, constância e aumento da produtividade”, observou o produtor.

O primeiro contato da produtora Odete Maria Ferronata com o projeto foi durante a Feira da Agricultura Familiar, realizado em dezembro do ano passado em Dourados. Proprietária de um lote no Assentamento Triângulo, em Rio Brilhante, Odete enxerga nesse projeto a oportunidade de crescer na pecuária leiteira. “Além do leite, produzimos pocan e limão, mas queremos que a atividade leiteira seja o carro-chefe da nossa propriedade”, garantiu a produtora.

Odete Maria visitou a tenda do projeto, acompanhada do marido, o produtor Onorail Jerônimo Porto, que ficou impressionado com a possibilidade de produzir leite com o aparato tecnológico apresentado a ele no evento. “É tudo que o pequeno produtor de leite precisa para se desenvolver”, declarou Onorail. Ele destacou que se sentiu prestigiado no Showtec com a oportunidade de conhecer um projeto que oferece boas e novas possibilidades para o pequeno produtor de leite.

 Sobre o projeto

Atualmente, o projeto Apoio à Pecuária Leiteira atende cerca de 800 produtores em 19 municípios distribuídos nas regiões Norte, Sul e Central do Mato Grosso do Sul. Além do Vaca Móvel e do Rufião Móvel, os produtores recebem  a consultoria do AgroMóvel, que busca incrementar a produção de alimento para o gado, além de facilitar o manejo do rebanho dentro da propriedade.

De 2012 a 2013, foram monitorados 4.106.623 litros de leite e 10.275 vacas foram identificadas e avaliadas pelo projeto. As vacas avaliadas pelos técnicos da reprodução recebem brincos de identificação, o que é feito com a devida autorização do produtor. Esses brincos são sequenciais e cada número cadastrado no sistema do projeto é um indivíduo. Com essa identificação, é possível rastrear a localização do animal, a quem pertence e o histórico de produção, reprodução e sanidade. Trata-se do início de uma rastreabilidade animal, que permite um gerenciamento mais eficiente da propriedade.

Voltar ao topo