Notícias

SEBRAE e IBS participam do 1º Encontro da Agricultura Familiar em Dourados/MS

O evento reuniu centenas de agricultores familiares

O evento reuniu centenas de agricultores familiares

Nos dias 5 e 6 de dezembro, o Município de Dourados, na Região Sul do Mato Grosso do Sul, sediou o 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O objetivo foi apresentar informação, tecnologia, políticas para o fortalecimento do setor e a troca de experiências entre os municípios. Realizado na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, o evento reuniu centenas de agricultores familiares, entidades e autoridades dos municípios do Sul do Estado.

Nesse contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MS) marcou presença junto com o Instituto BioSistêmico (IBS) na programação de palestras e com os laboratórios móveis utilizados no atendimento ao homem do campo. Em duas tendas, foram apresentados alguns projetos do SEBRAE executados pelo instituto. Entre eles, o Rufião Móvel, o Vaca Móvel e o Agromóvel, utilizados no projeto de fomento à pecuária leiteira e também na área de horticultura e agricultura orgânica.

Na programação de palestras, quatro profissionais do IBS também apresentaram a experiência em projetos executados para o SEBRAE no Mato Grosso do Sul e em outros estados. Os engenheiros agrônomos Priscila Terrazzan e Shigueo Sume apresentaram, respectivamente, “Inovação e Tendências do Mercado da Olericultura” e “Noções Básicas de Agricultura Orgânica”. O veterinário Onassis Luiz Gonçalves, o “Programa de Reprodução Inteligente CRIATF” e o administrador Moacir Kretzmann, “Estratégias de Comercialização de Hortaliças”.

Segunda da esquerda para direita, Dona Ermínia ficou encantada com o Vaca Móvel

Segunda da esquerda para direita, Dona Ermínia ficou encantada com o Vaca Móvel

“A nossa participação no evento tem o objetivo de levar conhecimento e tecnologia para a agricultura familiar da Região Sul do Estado. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as unidades móveis que, por meio dos projetos do SEBRAE executados pelo IBS, levam informação para o homem do campo, oferecendo possibilidades para que ele conheça melhor sua atividade e possa planejar as ações que buscam mais eficiência e rendimento para a propriedade”, afirma Marcus Rodrigo de Faria, gerente do SEBRAE Rural no Mato Grosso do Sul.

Ele ressalta que a Região Sul, com 35 municípios, tem cerca de 20 mil agricultores familiares, o que representa um grande potencial a ser desenvolvido. No segundo semestre deste ano, o SEBRAE passou a atuar em seis municípios da região, atendendo a 115 produtores de leite, por meio do projeto de fomento à pecuária leiteira, com execução do IBS. “A partir de 2014, o objetivo é expandir o que já vem sendo trabalhado, pegando um maior número de municípios. A projeção é que possamos atender cerca de 500 produtores da Região Sul”, adianta o gestor do SEBRAE.

VISITAÇÃO

O produtor Nonato anotou tudo sobre horta

O produtor Nonato anotou tudo sobre horta

Centenas de visitantes passaram pelas duas tendas, interessados em conhecer as unidades móveis utilizadas nos projetos do SEBRAE. Na tenda onde ficou o Agromóvel, os produtores ficavam a postos, com caneta e e papel nas mãos, atentos às orientações sobre horticultura. “Preciso combater algumas pragas e, por isso, anotei tudo para colocar em prática na minha horta. Informação é sempre bem-vinda”, garante o agricultor Nonato Silva de Souza, ao lado da esposa, Maria Fátima Silva.

 

Produtora de leite do Assentamento Lagoa Azul do Município de Rio Brilhante,Ermínia Inês Manfé Caetano ficou encantada com o monitoramento da qualidade do leite que é feito com o Vaca Móvel. “Eu já tinha ouvido falar muito, mas é a primeira vez que vejo o Vaca Móvel, pessoalmente. Esses testes são importantes, pois nos ajudam a perceber o que precisa ser mudado no manejo ou se a higiene está adequada. Seria maravilhoso ser atendida em um projeto como esse. Iria ajudar muito a melhorar a qualidade do leite”, afirma a produtora.

Milton Dias quer investir no leite com planejamento desde o início

Milton Dias quer investir no leite com planejamento desde o início

Entre os visitantes, Milton Dias, um futuro produtor de leite interessado em reunir informações para começar na atividade com mais segurança. “As apresentações desses projetos foram bem esclarecedoras. Pretendo procurar o SEBRAE para saber de que forma devo proceder para ser atendido. Essas tecnologias vão me ajudar a produzir mais e o leite terá qualidade. Dessa maneira, a gente se sente mais seguro para investir na atividade”, observa Milton Dias que vem de família de produtores de leite e pretende resgatar a atividade.

O 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidáriafoi promovido pela Prefeitura de Dourados, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS e Agroform.

Voltar ao topo