Notícias

Reunião de desenvolvimento humano é realizada para COOPAMAF

Durante a reunião, foi reforçada a importância da integração da COOPAMAF

Durante a reunião, foi reforçada a importância da integração da COOPAMAF

Criada em 21 de fevereiro deste ano, a Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar (COOPAMAF) vem desempenhando um importante papel na integração dos produtores rurais do Município de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. Para conscientizar os cooperados e até mesmo a comunidade sobre o papel da COOPAMAF, foi realizada uma reunião no dia 10 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social de Sidrolândia.

A reunião foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e psicodramista Manoel de Matos que realiza as reuniões de desenvolvimento humano para produtores atendidos no Projeto Apoio à Pecuária Leiteira do Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS).

Marcaram presença representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agência e Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), da Prefeitura Municipal de Sidrolândia e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Durante a reunião, foram debatidas questões como configuração e identidade do grupo, espírito de liderança, ética e comprometimento. No momento da dinâmica de grupo, foi reforçada a importância da integração da COOPAMAF que nasceu com 20 sócios e, atualmente, conta com 102 cooperados.

“Nós já conhecíamos o trabalho de desenvolvimento humano realizado pelo projeto do SEBRAE juntamente com o IBS. E como nosso município não tem tradição em cooperativa voltada para a agricultura familiar, muita gente desconhece a nossa função. Por isso resolvemos pedir o apoio do SEBRAE com esse trabalho específico realizado pelo Manoel”, explicou o presidente da COOPAMAF, Benedito Francisco Rodrigues.

De acordo com ele, o trabalho foi desenvolvido, inicialmente, com a diretoria da cooperativa e, posteriormente, estendido para os cooperados. “Passamos a acreditar mais no nosso projeto e estabelecer metas. O que estava faltando era consciência de que a cooperativa avança com a participação de todos. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho. Logo após o fim da reunião, muitos cooperados vieram se colocar à disposição para participarem mais das atividades da cooperativa”, relatou o presidente da COOPAMAF.

Voltar ao topo