Notícias

Resultados dos primeiros trabalhos de FIV do IBSgen encontram-se no pasto

Na fazenda Bom Jesus em João Câmara/RN, o produtor João Maria Almeida, junto com o filho João Victor, confere o bezerro recém nascido da raça Nelore.

Na fazenda Bom Jesus, o produtor João Maria Almeida, junto com o filho João Victor, confere o bezerro recém nascido.

Desde a inauguração do IBSgen – o primeiro laboratório de melhoramento genético animal do Rio Grande do Norte – em setembro de 2015,  foram produzidos cerca de 2 mil embriões bovinos que foram implantados por meio de transferência de embriões em vacas de leite e de corte. No mês de junho começaram a ser registrados os primeiros nascimentos e, até o início de julho, foram contabilizados 94 nascimentos de bezerros e bezerras resultantes de fertilização in vitro (FIV), em diferentes municípios potiguares

“Esses nascimentos marcam a história da pecuária potiguar, pois são os primeiros bezerros de FIV realizada completamente aqui no Rio Grande do Norte. Com esse avanço da técnica de multiplicação genética em curto espaço de tempo, teremos muitos bezerros fruto desta técnica e com genética diferenciada que estarão disponíveis no mercado potiguar e do Brasil, o que contribuirá para a melhoria na produção de leite e carne do RN, da região Nordeste e do Brasil.”, destacou o médico veterinário Geraldo Nobre, responsável técnico pelo IBSgen.

As propriedades que estão protagonizando essa marca na história da pecuária potiguar são atendidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS) nos projetos Gene Leite e Gene Corte desenvolvidos em parceria como Sebrae/RN. Das prenhezes já confirmadas, estão previstos cerca de mais 300 nascimentos para os próximos meses. Até o fim de 2016, espera-se alcançar cerca de 600 nascimentos.

“Como esses bezerros e bezerras são frutos de um melhoramento genético, percebemos que  nascem com um tamanho menor para facilitar o parto, mas com saúde invejável e com crescimento muito rápido em relação aos bezerros que nascem de monta natural ou inseminação artificial. Os bezerros nascidos até o momento são da raça Girolando, Holandês, Nelore e Guzerá”, complementa o médico veterinário Geraldo Nobre.

De acordo com ele, sobre os cuidados com os bezerros recém-nascidos, é importante não descuidar do fornecimento de colostro nos primeiros dias após o parto e manter um bom fornecimento de leite para que o bezerro possa crescer forte e ter um bom desenvolvimento corporal.

 

Voltar ao topo