Notícias

Relatório de sustentabilidade da Cargill apresenta 3 projetos executados pelo IBS

Nutrir o mundo de maneira responsável, segura e sustentável. Esse é o propósito que norteia e dá sentido aos negócios da Cargill em todo o mundo, o que se confirma no relatório de sustentabilidade da organização, referente ao ano de 2016, lançado no mês de julho deste ano. Entre os projetos apresentados no documento, constam três executados pelo Instituto BioSistêmico (IBS): o programa de Agricultura Familiar da Cargill, o projeto de grão em grão e o programa 3S.

“Ao olharmos para 2016, mais uma vez temos um orgulho imenso de ver os princípios da responsabilidade, da segurança e da sustentabilidade presentes nas nossas decisões e no relacionamento com clientes, funcionários, acionistas e toda a comunidade”, afirma o presidente da Cargill no Brasil, Luiz Pretti, na mensagem inicial do documento.

Baixe aqui o relatório na íntegra!

ra_cargill_2016-1

 

O relatório anual de sustentabilidade é uma importante ferramenta de comunicação da empresa com a sociedade no que se refere aos aspectos de desempenho social, ambiental e econômico, com informações da estratégia de gestão voltada para o futuro, evidenciando as ações e práticas da organização nesse sentido.

Para a diretora da unidade IBSagro, Priscila T. Callegari, trabalhar com a comunidade de fornecedores da Cargill é um desafio constante que gera grande satisfação para o IBS. “O respeito, a confiança e o incentivo à inovação e à sustentabilidade nos projetos da Cargill colaboram para o fortalecimento da missão do IBS que é promover a sustentabilidade, através de ações sistêmicas e aplicação de processos, tecnologias e competências que contribuem para o desenvolvimento rural”, ressalta.

fbfa48efeb4aa988f8acf1b9b2a1737b

Família atendida no Programa de Agricultura Familiar da Cargill em Ponta Porã-MS. Foto: Regina Groenendal/IBS

Dos três programas executados pelo IBS, o mais antigo é o programa de agricultura familiar da Cargill que iniciou a 7ª safra neste ano.  O IBS realiza a assistência técnica a mais de 2.500 agricultores familiares de todo o Brasil, os quais raramente tinham acesso a esse apoio fundamental para a produção e consequente geração de renda para as famílias.

Clique aqui e saiba mais sobre esse programa!

Iniciado em 2016, o programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) é o mais recente e busca de uma forma criativa e colaborativa auxiliar o produtor rural a melhorar seus indicadores sustentáveis. O trabalho contribui para reduzir riscos e melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas da propriedade.

O programa 3S, ao contrário das certificações existentes no mercado hoje, não é excludente. Ele traz a ferramenta de melhoramento contínuo, ou seja, os agricultores são auditados e junto a eles é elaborado um plano de ação para as melhorias, além do suporte técnico para realizar as etapas ao longo do tempo estabelecido. “Assim, os produtores são incluídos e juntos elevamos o patamar de sustentabilidade de suas fazendas”, afirma a diretora do IBS.

Clique aqui e visite o site do programa 3S!

Realizado em conjunto com a fundação Cargill durante 2015 e 2016, o projeto de grão em grão foi um exemplo de que a instrução técnica com respeito às tradições locais pode transformar a vida de famílias de pequenos agricultores em Santarém-PA e em São José do Rio Pardo -SP. Esse projeto contou com o apoio da Fundação Cargill que propiciou a geração de renda através da produção de legumes e verduras de forma ecológica para famílias que nunca antes tinham recebido assistência técnica.

Assista ao vídeo e veja como esse foi um projeto transformador da realidade de muitas famílias!

“O IBS é uma instituição brasileira que busca o desenvolvimento rural e a agricultura sustentável. A Cargill nos permite levar este trabalho a quase 3 mil agricultores por ano, respeitando nosso modo de atuação e, acima de tudo acreditando e incentivando o IBS a novos desafios”, destaca Priscila Callegari.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo