Notícias

Projetos do Instituto BioSistêmico foram destaque na Agrifam 2014

Na Agrifam, os agricultores buscam se atualizar sobre as novas tecnologias disponíveis para o segmento

Na Agrifam, os agricultores buscam se atualizar sobre as novas tecnologias disponíveis para o segmento

Interesse em tecnologia, informação e metodologias eficientes para o desenvolvimento do produtor rural em diferentes segmentos de atuação. Foi o que predominou entre os visitantes das tendas do Instituto BioSistêmico (IBS) durante a 11ª Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), realizada em Lençóis Paulista – SP, entre os dias 1 e 3 de agosto.

A abertura do evento contou com a participação de diversos representantes do governo estadual e de instituições e entidades agrícolas, além de milhares de trabalhadores rurais. Durante os três dias de evento, o movimento foi intenso nas tendas do IBS e uma equipe de profissionais ficou de prontidão para explicar e esclarecer dúvidas sobre a dinâmica dos projetos executados pelo instituto.

Marcaram presença no espaço do IBS a secretária da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e o presidente da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini. Ambos ressaltaram a importância da feira por ser uma oportunidade de atualização para o trabalhador rural sobre as tecnologias disponíveis para o fomento da agricultura familiar, segmento que responde por mais de 70% do alimento consumido no mundo.

Para Braz Albertini, um dos diferenciais da Agrifam é o repasse direto de conhecimento em pesquisas e novas tecnologias disponíveis para o aprimoramento da produção na agricultura. Mônika Bergamaschi destacou que a feira propicia as negociações e cumpre importante papel para a troca de experiência, esclarecimento de dúvidas, entre produtores, pesquisadores e demais envolvidos na atividade agrícola.

Participação do IBS

Para os diretores do IBS, a Agrifam tem crescido a cada ano, o que aumenta a importância do evento para o desenvolvimento da agricultura familiar. “O envolvimento do agricultor foi o que mais chamou a atenção, a maneira como estão procurando por inovação e tecnologia. Parece que os produtores se atentaram para intensificação das produções”, destacou o diretor da unidade IBSpec, Daniel Delefine.

Nos três dias de evento, a  visitação às tendas do IBS foi intensa

Nos três dias de evento, a visitação às tendas do IBS foi intensa

Na tenda IBSpec, os visitantes puderam conhecer as unidades Vaca Móvel (qualidade do leite) e Rufião Móvel (manejo reprodutivo), tecnologias utilizadas para atender cerca de 3.000 produtores de gado de leite e de corte nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba. De janeiro de 2013 até junho deste ano, foram realizados 20.588 atendimentos.

A proposta da unidade IBSater foi evidenciar a importância da aplicação da tecnologia e informação no dia a dia da propriedade. “Percebemos que muitos agricultores familiares buscam ampliar seu mercado de atuação e uma das formas encontradas foi embalar as olerícolas. Pensando nisso, fizemos uma demonstração sobre a importância da padronização e seleção de produtos, bem como indicação de aspectos importantes relacionados às embalagens”, explicou o diretor da unidade IBSater, Cláudio Pinheiro.

Atualmente, a IBSater desenvolve projetos em parceria com o Poder Público Federal nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Para atender os projetos, são mantidos nove escritórios de apoio direto, além de outros quatro indiretamente envolvidos. Estes projetos atendem mais de 8 mil famílias e suas organizações sociais. Outras 20 cooperativas são atendidas na proposta de aprimoramento de gestão.

Parceria

Em parceria com a Cargill S.A., a unidade IBSagro divulgou o trabalho executado no programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) que leva assistência técnica de qualidade para agricultores que cultivam soja em pequenas áreas.

De acordo com a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, é importante a parceria para o evento “Enquanto os funcionários da Cargill explicam os tramites de compra da soja, nós, do IBS, explicamos como funciona o programa a campo”, relatou. Atualmente, o programa atende mais de 1700 produtores nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.

“Também recebemos diversos produtores de hortaliças que receberam o calendário de plantio, que auxilia o produtor a planejar a produção reduzindo a sazonalidade”, afirmou Terrazzan. A unidade IBSagro marcou presença demonstrando os projetos e as tecnologias de fácil aplicação, como o tensiômetro de baixo custo.

Voltar ao topo