Notícias

Projetos do IBS e Sebrae/RN atraem grande público na 52ª Festa do Boi

xposição de gado da raça guzerá representou os projetos Gene Leite e Gene Corte.

Exposição de gado da raça guzerá representou os projetos Gene Leite e Gene Corte.

A participação do Instituto BioSistêmico (IBS), em parceria com o Sebrae/RN, na 52ª Festa do Boi foi considerada um sucesso. Realizado entre os dias 11 e 18 de outubro no Parque de Exposições Aristofanes Fernandes em Parnamirim-RN, o evento atraiu grande público que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho executado pelo IBS no projeto Leite e Genética do Sebrae/RN.

Numa área aberta de aproximadamente 1.500m², foram apresentadas as unidades Vaca Móvel (qualidade do leite) e Rufião Móvel (eficiência reprodutiva), além do portfólio das ações desenvolvidas pelo Sebrae/RN com execução do IBS no fomento à pecuária de leite e de corte no Estado do Rio Grande do Norte. Também foi feita uma exposição de gado da raça guzerá, representando os projetos Gene Leite e Gene Corte com matrizes de alto padrão, vacas receptoras dos embriões e bezerras que ilustraram os produtos nascidos da fertilização in vitro com transferência de embriões.

A técnica da inseminação artificial está sendo demonstrada na Festa do Boi

Diariamente, eram realizadas oficinas de inseminação artificial . Foto: Marco Polo Veras

O espaço funcionou durante todo o evento, das 8h às 22h, sempre com a presença de um técnico capacitado para responder as dúvidas dos visitantes e fazer a inscrição daqueles interessados em receber as consultorias tecnológicas a partir de 2015. Uma das novidades deste ano foi a realização de oficinas diárias inseminação artificial e de casqueamento de bovinos.

Para o gestor do projeto Leite e Genética, Acácio Sânzio Brito, a 52ª Festa do Boi foi uma das melhores da história do evento. Ele destacou o anúncio, feito pelo IBS, da instalação do laboratório de FIV (Fertilização In Vitro) no Rio Grande do Norte para o início de 2015, o que representará um grande avanço no melhoramento genético nos rebanhos do Estado.

“Acolhemos do pequeno agricultor até executivos de grandes empreendimentos e instituições. Todos nos encorajaram e apontaram que estamos no rumo certo. Para 2015 estamos com metas bastante ousadas e sabemos que vamos dar uma valiosa contribuição no sentido de levar inovação e tecnologia para as propriedades de nossos clientes”, ressaltou Acácio Sânzio Brito.

Vaca Móvel e Rufião Móvel auxiliam pequenos criadores a implementar melhorias no rebanho

As unidades Vaca Móvel e Rufião Móvel ficaram expostas para visitação. Foto Marco Polo Veras

O coordenador do IBS no Nordeste, Fernando Gomes Almeida fez um balanço positivo da participação no evento, ressaltando a novidade do espaço interativo, com exposição de animais e realização de oficina o que facilitou a compreensão para os visitantes que tiveram exemplos práticos do trabalho desenvolvido na bovinocultura potiguar. Quem passou pelo estande do Senrae RN/IBS ganhou com um exemplar do Notícias IBS, numa edição totalmente dedicada ao trabalho de fomento à pecuária do Rio Grande do Norte.

“Um evento grande como a Festa do Boi costuma atrair criadores de todo o Nordeste e visitantes de diferentes lugares do País. No estande, recebemos criadores do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Paraíba e Ceará. Foi uma excelente oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos na região Nordeste, além de ampliarmos nossa rede de contatos”, afirmou Fernando Gomes.

Voltar ao topo