Notícias

Projeto Rota Rural executado pelo IBS promove capacitações no MS

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico vem percorrendo municípios do Mato Grosso do Sul com o Projeto Rota Rural. A programação de capacitações de fabricação de queijo artesanal e agroindustrialização de frutas e hortaliças foi iniciada na sede do Sindicato Rural de Campo Grande/MS, no dia 1º de março.

Na ocasião, a equipe do IBS inaugurou as novas unidades móveis que foram reformuladas para a realização das capacitações nos municípios do Mato Grosso do Sul em 2023.

Executado pelo IBS, o Rota Rural faz parte do programa Juntos pelo Agro, uma iniciativa do Sebrae/MS e do Senar/MS, que visa promover o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul com foco na gestão, inovação e tecnologia.

O conteúdo das capacitações aborda boas práticas de ordenha, fabricação e qualidade do leite, assim como as boas práticas de colheita e pós-colheita, fabricação e segurança dos alimentos, técnicas de embalagem e rotulagem dos produtos.

Os participantes aprendem a fazer diferentes tipos de queijos artesanais, compotas, geleias, molho de tomate, sal de ervas, entre outros produtos minimamente processados que ampliam as possibilidades de comercialização e agregam valor a produtos como o leite, frutas e hortaliças.

Desde que foi lançado em março, além de Campo Grande, o Projeto Rota Rural já passou pelos municípios de Inocência, Parnaíba, Brasilândia e Paraíso das Águas. No inicío de abril, as capacitações estão programadas para Ribas do Rio Pardo, Jaraguari e Campo Grande, Expogrande 2023.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo