Notícias

Projeto Leite Rondônia participa da realização de dia de campo do IFRO

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico (IBS), por meio do Projeto Leite Rondônia, contribuiu na realização do dia de campo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste, no dia 21 de novembro. Promovido em uma propriedade rural de Colorado do Oeste-RO, o evento fez parte do Workshop em Sistemas Integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Na programação do dia de campo, foram estruturadas seis estações técnicas, onde os produtores puderam aprender sobre diferentes temas relacionados ao ILPF. Representando o IBS, os médicos veterinários Luiz Sartori e Matheus Magalhães, coordenadores técnicos de projetos de pecuária, apresentaram a estação 1 que abordou produção de pastagem.

“Falamos sobre dois tipos de capins, o Mombaça para pastejo intensivo e o capim BRS Capiaçu para produção de volumoso para corte. Apresentamos as características de cada um, o modelo de produção, e destacamos algumas dicas e informações essenciais para as duas culturas”, relata Luiz Sartori.

O evento, que contou com a participação de produtores da região, teve como objetivo compartilhar conhecimentos técnicos e práticos para aprimorar as práticas de manejo na produção pecuária e aumentar a eficiência das propriedades rurais.

Com o apoio do IBS, um grupo de produtores do Projeto Leite Rondônia participou da programação, que foi uma oportunidade de aprendizado sobre o ILPF, sistema, produção sustentável que integra diferentes sistemas produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) em uma mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação.

Conforme explica Sartori, o Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste é um dos apoiadores locais do Projeto Leite Rondônia. “Neste dia de campo realizado em parceria com o IFPRO, cumprimos uma das ações previstas no projeto, que é a realização de eventos coletivos voltados à promoção de conhecimento e práticas que fomentam a sustentabilidade da produção leiteira”, pontua.

Sobre o Projeto Leite Rondônia

Concebido e executado pelo Instituto BioSistêmico, o projeto Leite Rondônia conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis.  A iniciativa busca promover o desenvolvimento da pecuária leiteira num total de 100 propriedades, com perfil de agricultura familiar, na região de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, no Bioma Amazônico.

Propõe um conjunto de atividades e recursos de assistência tecnológica, estruturados e modulados em quatro eixos temáticos voltados à melhoria do processo produtivo: boas práticas, manejo reprodutivo, manejo nutricional e manejo sanitário.

Além das visitas técnicas em cada propriedade, o projeto prevê encontros de formação. Estes incluem capacitações voltadas à sustentabilidade da pecuária leiteira no Bioma Amazônico, com destaque para temas que necessitem de uma atenção maior nas propriedades, reforçando as medidas de boas práticas a serem implementadas durante o projeto.

O projeto utiliza a metodologia CheckMilk, que conta com uma plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo