Notícias

Projeto Leite e Genética segue com inscrições abertas até o dia 31 de maio

Foto: Moraes Neto/Sebrae

O Sebrae no Rio Grande do Norte segue com inscrições abertas, até o dia 31 de maio, para bovinocultores interessados em aderir ao projeto Leite e Genética 2021. A iniciativa garante o melhoramento genético do rebanho, através de ações de inseminação artificial e fertilização in vitro por transferência de embriões, tanto para o gado de leite, como para o gado com aptidão para o corte.

Com execução técnica do Instituto BioSistêmico (IBS), o projeto completa uma década levando modernas técnicas de reprodução animal para pequenos produtores do estado e a meta é atingir neste ano a marca de 20 mil animais nascidos através do programa.

Através do projeto, o Sebrae oferece consultorias, atendimentos e modernas técnicas reprodutivas, como inseminação artificial e fertilização in vitro, com subsídios de até 70% para os pecuaristas participantes. As ações do projeto são voltadas ao desenvolvimento do padrão genético da pecuária de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O objetivo é elevar a produção e a produtividade da bovinocultura no Estado.

Para mais informações sobre o projeto e os pacotes de serviço ofertados, acesse o site do Leite e Genética: https://material.rn.sebrae.com.br/leite-genetica. Devido à pandemia da Covid-19, as inscrições serão realizadas de forma remota. Os produtores interessados em aderir ao projeto, assim como aqueles que já participam e desejam renovar seus contratos, podem entrar em contato através dos seguintes telefones: 84 99962-3022, 83 99919-0075 e 84 99603-4337.

“A nossa expectativa é atingir esse ano a marca de vinte mil animais nascidos através dos trabalhos de inseminação artificial em tempo fixo e de fertilização in vitro que o projeto promove. É importante também destacar a presença de dois touros potiguares no catálogo da raça Cindy de um produtor potiguar que faz parte do Leite & Genética, o touro Landau Bom Pasto e o touro Herói Bom Pasto”, ressalta o gestor do programa no Sebrae-RN, Acácio Brito.

Esses animais foram gerados pelo projeto na fazenda Bom Pasto, localizada no município de Serrinha e de propriedade de criador José Teixeira de Souza Júnior. “Esses dois touros comprovam a importância desse projeto para a bovinocultura do RN. São emblemáticos porque mostram que temos, hoje, uma genética que serve não só aos nossos rebanhos, mas serve ao Brasil inteiro, para os produtores que buscam uma genética melhorada”, diz o gestor.

Todas as ações são executadas pelas equipes de técnicos e veterinários do IBS, que disponibiliza toda uma estrutura móvel que chega até mesmo nas propriedades mais distantes.

O médico veterinário Luiz Sartori, coordenador técnico do IBS na região Nordeste, destaca que o produtor contará com todo o suporte técnico do Instituto BioSistêmico, que conta com profissionais qualificados e com larga experiência em melhoramento genético de bovinos.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), o RN já ocupa o 5º lugar entre os estados brasileiros que mais utilizam a técnica em rebanhos de corte no país. Esse avanço se deve muito ao Projeto Leite e Genética do Sebrae no Rio Grande do Norte, cujo objetivo é elevar o padrão do rebanho potiguar.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo