Notícias

Projeto Leite e Genética está com inscrições abertas para os produtores potiguares

4906bed2-05ab-43b2-b4de-c68631662910Até o dia 31 de março, estão abertas as inscrições para adesão ao Projeto Leite e Genética desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, com execução do Instituto BioSistêmico (IBS). É a oportunidade para o pecuarista potiguar receber consultorias tecnológicas com foco na elevação da produção e produtividade da carne e leite bovinos. Desenvolvido há mais de cinco anos, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento genético da bovinocultura de leite e corte no Estado do Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica, a oferta de leite e carne.

020e212e-9d80-4f25-be37-a2eae98a2cfePara apresentação do Leite e Genética aos pecuaristas do Rio Grande do Norte, o gestor do projeto Acácio Sânzio de Brito e o coordenador técnico do IBS na região Nordeste, Fernando Gomes, estão percorrendo o Estado desde o início do mês de março. Até o final deste mês, eles terão apresentado o projeto em 28 municípios. Para a rodada de apresentações, a equipe tem contado com o apoio estratégico dos escritórios regionais do Sebrae, instalados em oito cidades polo no interior do Estado. Além das apresentações, também estão sendo realizados dias de campo em algumas cidades para demonstração prática da metodologia de trabalho.

De acordo com Acácio Brito, a receptividade dos produtores tem sido excelente e as expectativas são boas para novas adesões. “Temos apresentado os bons resultados do projeto, já chegamos a 6 mil bezerros nascidos, com evolução do nível de concepção das matrizes, passando de 20% para 53% a média dos índices de prenhez nos rebanhos das propriedades atendidas. Graças ao melhoramento genético em curso, saímos da condição de importador de genética e passamos a comercializar genética para outros Estados. O trabalho desenvolvido ajuda a agregar valor aos animais dos nossos criadores”, destacou.

O produtor Marcelo Vitor com bezerra nascida de IATF.

O produtor Marcelo Vitor com bezerra nascida de IATF.

Para o produtor Marcelo Vitor Lopes de Oliveira, do município de Jucurutu, a adesão ao projeto foi fundamental para iniciar o melhoramento genético do rebanho e aprimorar a gestão da propriedade. Há quatro anos, ele aderiu ao projeto e hoje tem bons resultados para compartilhar do CRIATF e do Gene Leite. “As bezerras nascidas de ITAF já deram cria e logo começarão a nascer as crias fruto de Fertilização in Vitro. Graças ao projeto, estou apurando cada vez mais a genética do meu rebanho que produzia 150 litros por dia, no máximo e, depois do projeto, alcancei até 300 litros por dia. Além disso, vendo os machos nascidos de IATF o que incrementa o lucro da propriedade”, relatou.

O projeto contempla o CRIATF nas modalidades Leite e Corte (atendimentos com rufião Móvel e Vaca Móvel além de IATF) e o Gene Leite e Gene Corte (Fertilização in Vitro). O Sebrae custeia 70% do valor das consultorias prestadas na propriedade e o produtor entra com 30%. Os interessados podem se inscrever em qualquer unidade do Sebrae no Rio Grande do Norte. Mais informações, podem ser obtidas por meio do telefone 84 3616-7853. No manual do projeto disponibilizado pelo Sebrae/RN, há mais informações detalhadas. Clique aqui e acesse o manual!

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo