
Dia do Produtor Rural nas escolas de Santarém-PA
No mês de junho, o projeto de grão em grão promoveu um dia dedicado ao produtor rural em escolas nos municípios de Santarém-PA e São José do Rio Pardo-SP. Desenvolvido pela Fundação Cargill com execução do IBS, esse projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção, da oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, junto a produtores e escolas municipais.
“Os produtores puderam interagir com as crianças da 1ª a 5ª serie, apresentaram as diferentes hortaliças produzidas por eles, explicaram por que escolheram ser produtores rurais e demonstraram como é o processo produtivo, desde o plantio até a colheita, e onde fazem a comercialização”, explicou a coordenadora técnica da unidade IBSagro, Débora Marchini.
Segundo Débora, a interação foi muito boa entre produtores e alunos. Estes foram participativos, esclareceram dúvidas e também responderam algumas perguntas, demonstrando um bom conhecimento sobre os diferentes tipos de hortaliças. Para os produtores, foi um momento diferente da rotina à qual estão habituados. Eles demonstraram satisfação em transmitir seus conhecimentos para a conscientização dos alunos sobre alimentos saudáveis e a importância do consumo consciente de alimentos, sem desperdícios.
O objetivo foi expandir os horizontes dos alunos para que eles possam entender melhor o que está por trás da produção dos alimentos que chegam até suas mesas, uma forma de aprender a respeitar o trabalho desses agricultores que cultivam a terra para colher os frutos que alimentam a população.
Ao final de cada apresentação, os alunos receberam uma muda de alface para ser cultivada em suas casas, uma maneira de levar para seus familiares os conhecimentos adquiridos nesta atividade.