Notícias

Projeto de grão em grão realiza dia do produtor rural nas escolas

Dia do Produtor Rural nas escolas de Santarém-PA

Dia do Produtor Rural nas escolas de Santarém-PA

No mês de junho, o projeto de grão em grão promoveu um dia dedicado ao produtor rural em escolas nos municípios de Santarém-PA e São José do Rio Pardo-SP. Desenvolvido pela Fundação Cargill com execução do IBS, esse projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção, da oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, junto a produtores e escolas municipais.

“Os produtores puderam interagir com as crianças da 1ª a 5ª serie, apresentaram as diferentes hortaliças produzidas por eles, explicaram por que escolheram ser produtores rurais e demonstraram como é o processo produtivo, desde o plantio até a colheita, e onde fazem a comercialização”, explicou a coordenadora técnica da unidade IBSagro, Débora Marchini.

Segundo Débora, a interação foi muito boa entre produtores e alunos. Estes foram participativos, esclareceram dúvidas e também responderam algumas perguntas, demonstrando um bom conhecimento sobre os diferentes tipos de hortaliças. Para os produtores, foi um momento diferente da rotina à qual estão habituados. Eles demonstraram satisfação em transmitir seus conhecimentos para a conscientização dos alunos sobre alimentos saudáveis e a importância do consumo consciente de alimentos, sem desperdícios.

O objetivo foi expandir os horizontes dos alunos para que eles possam entender melhor o que está por trás da produção dos alimentos que chegam até suas mesas, uma forma de aprender a respeitar o trabalho desses agricultores que cultivam a terra para colher os frutos que alimentam a população.

Ao final de cada apresentação, os alunos receberam uma muda de alface para ser cultivada em suas casas, uma maneira de levar para seus familiares os conhecimentos adquiridos nesta atividade.

Voltar ao topo