Notícias

Projeto de ATER atenderá 1.500 famílias nas regiões de Jales e Fernandópolis em SP

Equipe do IBS durante treinamento para o projeto.

Equipe do IBS durante treinamento para o projeto.

Iniciado há quatro meses, o projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) executado pelo IBS em atendimento à Chamada Pública MDA/SAF/ATER no 09/2013 encontra-se em fase de seleção das famílias interessadas em participar.

A região abrange o Lote 4 da Chamada que inclui 15 municípios do Território Noroeste Paulista do MDA, no Estado de São Paulo. Neste Lote, serão atendidas 1.500 famílias de agricultores familiares, buscando promover a sustentabilidade da unidade de produção, considerando os aspectos sócio-produtivos e acesso a mercado, entre outras ações.

Enquanto o processo de seleção continua, os agricultores que já aderiam ao projeto começaram a receber a primeira visita para levantamento do perfil da sua unidade familiar de produção. Ainda podem aderir ao projeto os agricultores que possuem Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) ou aqueles que se enquadram nos critérios para a emissão deste documento, que pode ser feito junto aos órgãos oficiais.

Um dos diferenciais desta Chamada é que “é necessária a adesão de 30% de mulheres agricultoras portadoras de DAP, para que seja trabalhada a questão de gênero com a inserção da mulher nas atividades do campo”, explica a coordenadora do projeto pelo IBS, a engenheira agrônoma Juliana Roldão.

De acordo com Juliana, um dos objetivos é buscar a sustentabilidade da propriedade independente da cadeia produtiva trabalhada, que  pode ser olericultura, fruticultura, pecuária leiteira e de corte, piscicultura e heveicultura, dentre outras. O atendimento de ATER será baseado principalmente em atividades coletivas, mas também estão previstos atendimentos individuais.

Ao ser selecionado, o agricultor familiar já fará parte de um grupo de afinidade de trabalho, com aproximadamente 20 famílias. Esses grupos terão a oportunidade de definir qual seu tema de trabalho, de acordo com sua realidade e necessidade, e o projeto irá propor os elementos necessários para que se alcance a sustentabilidade dentro do tema proposto. Esses temas serão desenvolvidos ao longo de toda chamada, de acordo com o cronograma do projeto que tem duração de três anos.

Voltar ao topo