Notícias

Projeto do Campo à Mesa inaugura entreposto de alimentos em Cajati-SP

Um sonho antigo realizado. Esse é o maior significado do Entreposto de Alimentos da Associação de Agricultores Familiares do Município de Cajati-SP (AAGFAM), inaugurado no dia 29/03, no bairro Jacupiranguinha, em Cajati. O estabelecimento é equipado com uma câmara fria para o armazenamento das hortaliças e outra câmara climatizadora para o amadurecimento das bananas.

O entreposto é uma das etapas do projeto do Campo à Mesa que tem como objetivo levar tecnologia, ferramentas de gestão, organização social, proporcionando melhoria das práticas de produção e beneficiamento de frutas e hortaliças produzidas por 52 famílias associadas. Executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS), o projeto do Campo à Mesa é resultado de uma parceria entre a InterCemet Brasil, o BNDES e a Prefeitura Municipal de Cajati.

Na programação de inauguração, os convidados puderam conhecer as instalações do entreposto, participar da solenidade que contou com apresentações sobre o projeto e sobre os pareciros e, por fim, participaram de uma visita monitorada à propriedade de um dos associados, o que serviu para apresentar a realidade da origem dos produtos que passarão pelo entreposto. Entre os convidados para a inauguração, compareceram autoridades do município, representantes do IBS e das instituições parceiras do projeto.

De acordo Débora Marchini, engenheira agrônoma que atua na coordenação técnica do projeto do Campo à Mesa, a inauguração marca a passagem de um ano de trabalho voltado aos agricultores familiares, além de representar um novo começo para a AAGFAM. Ela acrescentou que a construção do entreposto despertou nos agricultores a responsabilidade de promover a profissionalização da produção  entre o grupo, com a comercialização de seus produtos para novos mercados.

“Para a equipe do IBS foi um ano de muito trabalho para que tudo saísse conforme o planejado. Temos mais seis meses de execução das atividades e os esforços estão voltados para a organização do entreposto e comercialização dos produtos, colocando o estabelecimento para funcionar adequadamente”, destacou Marchini.

Voltar ao topo