Notícias

Projeto busca promover o aumento da renda na agricultura familiar

Além dos legumes, verduras e hortaliças, a banana é um dos principais produtos da AAGFAM.

Além dos legumes, verduras e hortaliças, a banana é um dos principais produtos da AAGFAM.

Lançado em maio deste ano, o Projeto do Campo à Mesa tem como objetivo fortalecer a Associação dos Agricultores Familiares de Cajati-SP (AAGFAM), por meio de ações técnicas, de gestão, mercado e organização social. O projeto é fruto de uma parceria entre o IBS,Instituto Intercement e o BNDES. A iniciativa também conta com o apoio imprescindível da Prefeitura Municipal de Cajati e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais desse município.

Executadas pela unidade IBSrse, as ações do projeto estão voltadas para a melhoria das práticas de produção e para o aporte de infraestrutura básica de beneficiamento de hortaliças e frutas, com vistas ao desenvolvimento da produção, aumento do volume de vendaspara melhoria na renda das famílias associadas. Além dos legumes, verduras e hortaliças, a banana é um dos principais produtos da AAGFAM.

De acordo com eng. Agro. Oscar Uekawa que realiza consultorias pelo IBS nesse projeto, um dos maiores desafios é a otimização dos escassos recursos financeiros dos produtores, orientando os investimentos nas áreas necessárias para promover o aumento de produção e renda.

Curso de capacitação técnica ministrado pelo consultor Oscar Uekawa

Curso de capacitação técnica ministrado pelo consultor Oscar Uekawa

“Presto consultoria atento às condições de cada produtor e busco alternativas para que eles consigam a evolução técnica, além de uma compreensão mais ampla sobre o que é agricultura. Nossa presença não se restringe a resolver problemas pontuais que surgem no campo. O nosso objetivo maior é ensinar as famílias a desenvolverem as respectivas unidades de produção de forma sustentável, com produção de alimentos saudáveis, o que reflete na saúde de quem cultiva e de quem consome os produtos”, explica Oscar.

Além da capacitação técnica, o IBS executa atividades de desenvolvimento humano e capacitação voltada para a gestão, mercado e comercialização dos produtos ofertados pela associação. “Esse projeto é muito especial pois está promovendo a produção agrícola sustentável para famílias que estão situadas “no meio” da mata atlântica. Nesta região, vemos relatos de muita exploração, sem o devido manejo adequado, portanto faz-se necessário demonstrar que é possível produzir preservando o meio-ambiente e sustentando as famílias no campo”, destaca a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan.

 

 

Voltar ao topo