Notícias

Projeto de ATER executado pelo IBS é premiado nacionalmente pelo MDA

thaisbioCom lançamento previsto para janeiro, o Caderno de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá apresentar uma experiência da equipe do IBS de Loanda-PR executada no projeto do Incra-PR. Selecionada por meio de edital do MDA, a proposta do IBS apresenta a experiência de implantação do Pastoreio Racional Voisin (PRV), tecnologia de manejo racional do ecossistema planta-solo-animal, no Projeto de Assentamento Luiz Carlos Prestes, em Querência do Norte-PR.

O Brasil irá conhecer os resultados do PRV no lote do agricultor Josemar Antônio Martinkoski, onde foi instalada uma unidade demonstrativa da técnica agroecológica. Com a novidade, o assentado passou a produzir o chamado “leite limpo”, sem utilização de agroquímicos, além de ter aumentado a produtividade do rebanho com redução dos custos.

“O nosso trabalho foi escolhido como uma das 57 melhores práticas de Ater na agricultura familiar e reforma agrária no País. Essa conquista é resultado do trabalho realizado por toda a equipe que contou com a operacionalização dos técnicos Josimar José Ferreira e José Augusto de Oliveira Filho que atuaram nas intervenções necessárias para a implantação da unidade demonstrativa no lote do assentado Martinkoski”, destaca a gestora de projetos IBSater em Loanda, Thaís Lima.

Durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater, promovido pelo MDA no início de dezembro, em Brasília-DF, Thaís Lima recebeu das mãos do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, a premiação pela experiência bem sucedida na implantação do PRV no Paraná. Na ocasião, o IBS também foi representado pelo diretor da unidade IBSater, Claudio Pinheiro e o gerente de projetos de Ater do IBS, Edivar Lavratti.

PRV

Proposto pelo cientista francês André Voisin, o método é baseado na divisão da área de pastagem em pequenos piquetes que devem ser manejados racionalmente, possibilitando a regeneração e garantindo um acúmulo de reservas proteicas e energéticas nas plantas. “Essa é uma forma eficiente de produzir o chamado leite limpo, garantindo a sustentabilidade ambiental e econômica da propriedade, além do bem-estar social da família envolvida”, explica Thaís Lima.

No manejo, são combinados períodos curtos de ocupação utilizando 2 lotes de animais. Um com animais de maior exigência que estão em produção e colhem as ponteiras do pasto. E outro com os animais de menor exigência (vacas secas e novilhas prenhes) que fazem o repasse da pastagem. Dessa forma, há maior eficiência no aproveitamento do pasto em relação à qualidade e quantidade, além de garantir a manutenção e fertilidade do sistema com o incremento da matéria orgânica (urina e esterco).

Além da unidade demonstrativa no lote do assentado Martinkoski do Projeto de Assentamento Luiz Carlos Prestes em Querência do Norte, o IBS implantou o PRV em assentamentos do Noroeste do Paraná nos municípios de Santa Cruz de Monte Castelo, Itaguajé e Amaporã, envolvendo aproximadamente 20 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Na imprensa:
Voltar ao topo