Notícias

Programa Soja Plus realiza diagnóstico das propriedades atendidas no Estado de Goiás

Programa Soja PlusOs primeiros atendimentos do Programa Soja Plus realizados pelo Instituto BioSistêmico (IBS) em Goiás foram muito bem recebidos entre os agricultores nas regiões dos municípios goianos de Piracanjuba, Vianópolis e Uruaçu. Nesta primeira fase, foi realizado um levantamento de dados com aplicação de um diagnóstico em cada propriedade. Também foi entregue um kit de placas para cada produtor, para que eles iniciem a fixação pela propriedade e despertem para melhorar a gestão e demais processos.

Todas as ações do Soja Plus têm como objetivo central elevar o nível de sustentabilidade das propriedades atendidas. Para isso, os atendimentos são voltados à melhoria da gestão ambiental, social e econômica dos empreendimentos rurais. Além disso, o programa tem a preocupação de capacitar os produtores a adotarem boas práticas agrícolas e a promoverem a melhoria contínua na propriedade.

De acordo com o consultor Humberto Eduardo do Reis que atua pelo programa em Goiás, grande parte dos produtores atendidos, principalmente na região de Piracanjuba, migraram da atividade leiteira para o cultivo da soja há cerca de 15 anos. Nesses casos, o desafio é promover melhorias na infraestrutura das áreas que ainda mantém algumas estruturas consideradas mais compatíveis com a atividade pecuária.

“Percebemos a boa receptividade dos agricultores, que enxergam o programa como uma grande contribuição para o desenvolvimento da propriedade, pois recebem informação e conhecimento para que possam se adequar às especificidades da agricultura voltada à produção sustentável de soja”, destacou Humberto.

Os próximos atendimentos estão previstos para o mês de julho e agosto. Nesta etapa, será realizada a entrega do relatório que contém o plano de ação de cada propriedade para que haja engajamento dos produtores no melhoramento contínuo.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo